RODADAS DE NEGÓCIOS DO MICSUL COMEÇAM COM BOAS PERSPECTIVAS



RODADAS DE NEGÓCIOS DO MICSUL COMEÇAM COM BOAS PERSPECTIVAS

Os 60 empreendedores culturais brasileiros que estão em Bogotá (Colômbia) para a 2ª edição do Mercado de Indústrias Culturais do Sul (Micsul) começam hoje (18/10) a apresentar seus projetos, produtos e serviços a empreendedores de outros nove países da América do Sul. As rodadas de negócios realizadas no âmbito do evento vão até o dia 20, no centro de eventos Corferia, na capital colombiana.

 

Os brasileiros foram selecionados por meio de um edital elaborado em parceria pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Ministério da Cultura (MinC) e representam seis setores culturais: artes cênicas, audiovisual, editorial, música, design e animação e games. Os participantes também terão acesso a cafés setoriais e sessões de pitching para apresentação dos projetos a possíveis investidores.

 

Para o gerente de Exportação da Apex-Brasil, Christiano Braga, o evento é uma importante plataforma para busca de parcerias, novos negócios e troca de conhecimentos. “Buscamos trazer para o evento empreendedores culturais que têm um modelo de negócios bem estruturado e que poderão, aqui, buscar parcerias com países da América do Sul. Há grandes oportunidades para coproduções de cinema e games, por exemplo.

 

Bernardo Brandão, da Ad Hoc Games, demonstrava animação já na primeira manhã de rodadas. “O evento está me surpreendendo positivamente. Já tive um bom encontro com uma empresa do Chile que está interessada em coproduzir games conosco. Um ponto interessante é que, com a coprodução teremos facilidade de acesso a fundos de financiamento chilenos”, comenta. Brandão também destaca a integração que está ocorrendo entre a própria delegação brasileira, que é multissetorial. “Estamos conversando com duas empresas brasileiras de filmes e animação que precisam de games para projetos transmídia. Essa interação tem sido muito boa”, afirma.

 

Apresentações Culturais

Durante o Micsul, estão sendo realizadas apresentações culturais de grupos convidados pela Apex-Brasil, MinC e Funarte. Integram a programação um desfile da estilista paulistana Fernanda Yamamoto, shows do cantor e compositor pernambucano Siba, do duo Nina Wirtti e Luís Barcelos, e da São Paulo Companhia de Dança. Em uma programação paralela, a "Off Micsul", serão realizadas apresentações do grupo #Passinho e do Circo Girassol, de Porto Alegre (RS).

 

O Micsul é uma iniciativa dos ministérios da Cultura de 10 países sul-americanos (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Paraguai, Uruguai e Venezuela), destinada a micro e pequenos empreendedores. A expectativa é que o evento reúna 500 compradores e fornecedores da região e 60 compradores de países como Polônia, Estados Unidos, China, França e Reino Unido. No total, cerca de 3 mil pessoas são esperadas para o evento. Em 2018, o Brasil sediará a terceira edição do Micsul. A primeira edição foi realizada em maio de 2014, em Mar del Plata, na Argentina.