OPORTUNIDADE: MERCADO DE CAFÉS ESPECIAIS NA POLÔNIA
O estudo “Cafés especiais na Polônia”, desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), e elaborado pela empresa de consultoria Euromonitor International, aponta que o mercado polonês oferece oportunidade para os exportadores brasileiros de café. A Polônia tem se mostrado uma das economias mais pujantes da União Europeia nos últimos anos e deve permanecer assim em 2018. Em 2016, as vendas de café atingiram cerca de US$ 1,2 bilhão, com cada vez mais consumidores migrando para o café em grãos e em cápsulas. O principal fator por trás dessa tendência é a "premiunização" do mercado, ou seja, a adesão dos consumidores a produtos mais especiais, também camados de premium.
Ainda de acordo com o documento, o mercado de café na Polônia se mostra promissor especialmente no segmento de cafés especiais. O Brasil é conhecido por ser uma das fontes mais renomadas de cafés de origem única. Por isso, o produto brasileiro já se beneficia de uma percepção positiva do consumidor polonês, o que é uma vantagem sobre fontes menos conhecidas.
Na Polônia, a certificação dos produtos é cada vez mais valorizada pelos consumidores e adotada pelas marcas de café que buscam se diferenciar e assegurar aos consumidores que seus produtos são social e ambientalmente responsáveis. Essas certificações também são exigidas pelas coffee shops, que atualmente definem a crescente demanda por cafés especiais, seja single origin, fair trade ou outros produtos de qualidade superior.
O estudo de mercado “Cafés especiais na Polônia” já está disponível no site da Apex-Brasil, para fazer o download do arquivo, clique aqui.