SÃO PAULO É INSPIRAÇÃO DO REFERÊNCIAS BRASILEIRAS VERÃO 2017
A 8ª edição do Referências Brasileiras, projeto promovido pelo Footwear Components by Brasil – ação da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) em parceria com a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) – buscou em terras paulistas a inspiração para criações de produtos voltados ao Verão 2017. Capitaneado pelo estilista e consultor do Núcleo de Design da Assintecal, Jefferson de Assis, o projeto une a valorização do design nacional com o fortalecimento do produto brasileiro por meio de suas matérias primas diferenciadas, além da criatividade, estética e culturas tão marcantes de norte a sul do País.
Em São Paulo, Jefferson buscou símbolos que exaltam o minimalismo e o abstracionismo expressionista. Para referenciar o minimalismo, o estilista buscou no pensamento estético denominado ‘Escola Paulista de Arquitetura’ os fundamentos do brutalismo da arquitetura brasileira, pois nele, assim como no minimalismo, o aspecto é rígido e a estrutura é valorizada, as construções são limpas e livres de adornos.
Tendo a capital paulista como campo de pesquisa, o estilista identificou as seguintes palavras chave (tags) para nortear os desenvolvimentos: Aspecto Rígido; Ausência de Adornos; Continuidade Espacial; Empaste Pesado; Extensos Planos Horizontais; Grandes Vãos; Iluminação Zenital; Limpeza; Pigmentos Sobrepostos; Pinceladas Marcadas; Racionalização do Desenho; Vazio Central; Visual Estruturado e Volume Único.
Assim torna-se impossível não relacionar esse abstracionismo expressionista com a presença marginal da pichação espalhada por toda cidade. Como no abstracionismo expressionista, a pichação revela uma intensidade emocional, trazendo características como empaste pesado, pigmentos sobrepostos, palheta agressiva e a presença marcante do pincel. Há uma tipografia especifica nesse cenário, é a ‘Tag Reta’. Um tipo de letra feita somente em São Paulo. Ela mescla as características minimalistas da limpeza de sua forma, com a força da marca expressionista deixada pelo pincel.
A partir daí, foram desenvolvidos dez protótipos, dentre eles calçados, bolsas, acessórios e uma categoria de protótipo inédita, a de móveis. A execução dessa coleção foi possível por meio da parceria com empresas fabricantes de materiais e de produtos acabados que acreditaram e apostaram no Referências Brasileiras, são elas: Affare Laser, Barth, Couroquimica, Creatto Design, G5 Design, LLV Metais, Lótus, Studio Coralli e West Coast.
Referências Brasileiras, por Jefferson de Assis:
“A pesquisa concentra-se nas obras dos arquitetos João Batista Vilanova Artigas, criador do projeto do prédio da FAU. Paulo Mendes da Rocha, idealizador do Pórtico da Praça do Patriarca e do MUBE. E também Marcello Acciolly Fragelli, responsável pelo primeiro projeto do metrô de São Paulo.
Para o Verão 2017 também é importante tratar de referências abstratas-expressionistas e buscar por suas pinceladas fortemente marcadas.
Assim como no abstracionismo expressionista, a pichação revela uma intensidade emocional, e traz características como: empaste pesado, pigmentos sobrepostos, palheta agressiva e a presença marcante do pincel.
O Footwear Components by Brasil
Footwear Components By Brasil é a marca desenvolvida pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a qual visa representar o setor de materiais para a indústria coureiro calçadista no mercado internacional. A marca promove a integração deste cluster através de projetos e atividades estratégicas, possibilitando às empresas do Projeto Footwear Components by Brasil entregar todos os tipos de solução aos diferentes mercados e públicos. Mais informações em www.fcbybrasil.com