SB INNOVATION OPEN ELEGE STARTPUPS INOVADORAS E SUSTENTÁVEIS



SB INNOVATION OPEN ELEGE STARTPUPS INOVADORAS E SUSTENTÁVEIS

Foram conhecidas hoje (27/8), no Rio de Janeiro, as duas vencedoras da competição SB Innovation Open, da qual participaram 31 startups desenvolvedores de soluções inovadoras na área de sustentabilidade.

 

A vencedora escolhida pelo júri foi a Scicrop, empresa que trabalha com cruzamento de dados e análises em tempo real para uso na produção agrícola e no mercado financeiro relacionado à compra e venda de commodities. Um aplicativo (app) da empresa será oferecido de forma gratuita aos pequenos produtores, auxiliando-os na redução de risco e na gestão da produção.

 

Já pelo voto do público presente ao evento, que escolheu entre quatro finalistas, a selecionada foi a Clube Orgânico, que desenvolveu uma plataforma para conectar pequenos produtores de alimentos orgânicos diretamente aos consumidores finais

 

Os dois vencedores terão apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para internacionalizar suas soluções ou modelos de negócios. “Nós temos condições de auxiliar essas empresas com estratégia, estudos de mercado e elaboração de um plano de negócios para internacionalização, com apoio dos nossos nove escritórios no exterior”, explica Adriana Rodrigues, coordenadora de competitividade da Apex-Brasil.

 

“O SBIO é uma forma interessante de incorporarmos a promoção comercial e a internacionalização de empresas inovadoras em nossas ações de capacitação, principalmente se elas trabalharem com diferenciais relativos à sustentabilidade, o que, muitas vezes, contribuem para que já nasçam com perfil internacional”, observa Rodrigues.

 

“Acredito que nossa solução – que envolve software e um equipamento de coleta de dados de precisão a ser colocado nas propriedades rurais – tem grande potencial no mercado internacional, principalmente nos Estados Unidos e na Europa. Nossa ideia é vender a solução para bancos ou para indústria alimentícia, que financia os produtores, de modo que eles consigam prever riscos e tomar medidas corretivas a tempo”, afirma José Damico, sócio fundador da Scicrop.

 

A premiação SB Innovation Open integrou a plataforma Sustainable Brands Rio 2015, apoiada pela Apex-Brasil. Mais de quatro mil pessoas votaram, online, nas 31 participantes. Ao mesmo tempo, os jurados definiram outros nove semifinalistas: Risu (escolhida pelo público na votação online), Clube Orgânico, INSOLAR, Sustentare Tecnologia, Pé de Feijão, Projeto de Aprimoramento da Limpeza Sustentável, Scicrop, Ecofretel, Verdeando e Ciclo Orgânico.

 

Os critérios avaliados para a seleção das 31 startups foram: criatividade na oferta de benefício social ou para o meio ambiente, capacidade de mensuração do impacto positivo do negócio, qualidade de equipe, economia de escala, inovação e pioneirismo.

 

Resultados de 2014

As duas empresas vencedoras da competição em 2014 já estão em estágio avançado no processo de internacionalização, com apoio da Apex-Brasil. A Treebos, empresa vencedora da SBIO 2014 pelo voto do júri, instala bosques frutíferos orgânicos, utilizando uma plataforma própria de financiamento coletivo para viabilizar a operação. Por meio dela, qualquer pessoa pode comprar árvores e receber a produção equivalente de suas plantas. Com sede no Espírito Santo, a Treebos está sendo atendida pelo escritório da Apex-Brasil em São Francisco (EUA) e desenvolve a versão internacional da sua plataforma, que será lançada em breve.

 

Já a SOS Dental, empresa vencedora do SBIO 2014 pelo voto popular, oferece serviço de atendimento odontológico domiciliar de urgência, utilizando para isso um produto inovador, o Odontocase (kit odontológico miniaturizado). A partir das ações que desenvolveu após a premiação, a empresa começou o processo de internacionalização para os EUA, com apoio do escritório da Agência em Miami.

 

Sobre a plataforma Sustainable Brands Rio:

Com o propósito de reunir a comunidade de líderes de empresas, no Brasil e no mundo, interessados em transformar os negócios utilizando a sustentabilidade como orientadora da inovação, a plataforma SB Rio tem como principal ativo a conferência que foi realizada pelo terceiro ano consecutivo no Rio de Janeiro, entre 25 e 27 de agosto, além de encontros da comunidade de líderes ao longo do ano em todo Brasil.

 

SB Rio compõe uma rede global de conferências Sustainable Brands com nove eventos que incluem Bangkok, Barcelona, Boston, Buenos Aires, Istambul, Kuala Lumpur, Londres e San Diego. A edição brasileira é organizada pela Report Sustentabilidade e a Apex-Brasil como apresentadora.