SEMANA DE MODA PRAIA DE MIAMI GERA QUASE USD 2 MILHÕES EM NEGÓCIOS PARA MARCAS BRASILEIRAS
Entre os dias 14 e 17 de julho, uma delegação com 24 marcas brasileiras participou da Swimshow (14 a 17) e da Cabana (14 a 16), feiras de artigos de praia que aconteceram durante a semana de moda de Miami, nos Estados Unidos. O grupo recebeu apoio dos programas de exportação Texbrasil, da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), e Fashion Label Brasil, da ABEST (Associação Brasileira de Estilistas), ambos realizados em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). As marcas realizaram quase USD 2 milhões em vendas durante a temporada.
Na feira Cabana, Adriana Degreas, Água de Coco by Liana Thomaz, Clube Bossa, Haight, Lapima, Lenny Niemeyer, Nannacay, Parioca, PatBo, Salinas, Sinesia Karol, TM, Vix Swimwear e Waiwai apresentaram suas novidades ao público norte-americano e compradores internacionais do segmento de moda praia e somaram USD 1,4 milhão em negócios. As expectativas em vendas para os próximos 12 meses também são ótimas: ultrapassam os USD 5 milhões.
Já as marcas que participaram da Swimshow – Amir Slama, Dalai Beachwear, Despi, Karla Vivan Beach Brazil, Feriado Nacional, Guria, Larissa Minatto, MOS Beachwear, SHORTS.co e Sol e Energia – declararam ter vendido USD 541 mil em produtos do segmento de moda praia, com expectativa de vendas de USD 2,7 milhões.
Para Camila Ckless, uma das sócias da Guria Beachwear, a cada ano que passa, a marca tem um retorno melhor na feira. “Participamos há quase 10 anos da Swimshow. Nossos principais clientes sempre visitam o evento, e neste ano não foi diferente. Além de atendê-los, também conseguimos fazer novos contatos, de países como Líbano, Canadá e Polinésia Francesa”, comenta.
E acrescenta: “nossa estratégia é participar todo ano e mostrar aos clientes nosso comprometimento com o mercado e a credibilidade aos novos compradores”, explica. Camila também explica que a Swimshow é uma feira bem focada no nicho que a Guria Beachwear trabalha e há muitos compradores alinhados com o público-alvo da marca especialmente do Caribe e dos Estados Unidos.
Sobre o Fashion Label Brasil
O Fashion Label Brasil, Programa de Internacionalização da Moda Brasileira de Valor Agregado, foi criado em 2003 pela ABEST em parceria com a Apex-Brasil, cuja proposta é posicionar a imagem da moda brasileira no exterior, valorizando a imagem de um Brasil inovador e contemporâneo. O programa conta com atividades estratégicas, além de ações especiais, para ampliar a penetração em novos mercados do globo e estreitar relações com os já conquistados.
Sobre a ABEST
Criada em 2003, a Associação Brasileira de Estilistas tem como objetivo fortalecer e promover o design e a moda brasileira. A sua principal proposta é auxiliar o desenvolvimento de marcas brasileiras de alcance internacional e garantir a autenticidade e criatividade de cada uma delas, além de divulgar o estilo de vida do Brasil, contribuindo assim para o crescimento de todos os segmentos vinculados à moda. Atualmente a ABEST, que não tem fins lucrativos, conta com 122 marcas de todo o Brasil que exportam produtos para 57 países. Além disso, executa constantemente ações estratégicas para ampliar a penetração em novos mercados do mundo e estreitar relações com os já conquistados.
Sobre o Texbrasil
O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo quase vinte anos, já auxiliou cerca de 1500 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 3,6 bilhões em negócios. O Programa é conduzido pela Abit em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Sobre a Abit
A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), fundada em 1957, é uma das mais importantes entidades dentre os setores econômicos do País. Ela representa a força produtiva de 33 mil empresas instaladas por todo o território nacional, empresas de todos os portes que empregam mais de 1,6 milhão de trabalhadores e geram, juntas, um faturamento anual de US$ 45 bilhões.