SEMINÁRIO DISCUTE A INDÚSTRIA DE PRIVATE EQUITY NO BRASIL



SEMINÁRIO DISCUTE A INDÚSTRIA DE PRIVATE EQUITY NO BRASIL

 

O cenário atual para investimentos em participação em empresas e fundos no Brasil – o chamado private equity – foi tema de seminário promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com a Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP), no Rio de Janeiro, nesta terça-feira, 16 de fevereiro.

O seminário é uma das ações que a Apex-Brasil, patrocinadora do torneio de tênis Rio Open 2016, organiza durante o evento. Após o debate, os participantes visitaram o espaço de hospitality da Apex-Brasil na Sede Social do Jockey Club, onde acontece o torneio, e assistiram a alguns dos jogos.

A Agência atua tanto na atração de investimentos estrangeiros diretos produtivos (greenfield) quanto em iniciativas voltadas a capitalizar empresas ou startups brasileiras, para que elas possam se expandir internacionalmente, por meio de venture capital e private equity.
 

Participaram do seminário representantes de fundos de investimento e investidores institucionais dos Estados Unidos, Colômbia, Bélgica e Uruguai, entre outros. As apresentações trataram do posicionamento da indústria de private equity no atual cenário macroeconômico e do ambiente regulatório do setor.
 

Paulo Guedes, presidente do Conselho do Bozano Investimentos, avaliou, em sua palestra, o cenário econômico nacional, reconhecendo o momento de dificuldade mas, também, de maturidade da sociedade. Ele acredita que é um excelente momento para investir no Brasil e o private equity tem um forte papel na construção de uma classe empresarial forte.
 

Nessa linha, Francisco José Bastos Santos, Superintendente de Investidores Institucionais da CVM, ressaltou em sua palestra que cada vez mais o investidor está criterioso em suas ações e escolhas, enquanto o Brasil está mais preparado para atrair e receber investimentos.
 

Representantes de fundos que investiram recentemente em empresas brasileiras participaram de um debate e compartilharam com o público suas perspectivas para diferentes setores da economia, como o de portos e o de seguros.
 

“A indústria de private equity no Brasil tem se desenvolvido e há muitas oportunidades. Eventos como o de hoje, somado a outras ações que temos promovido nos últimos anos, contribuem com o fortalecimento da economia brasileira”, afirma Maria Luísa Cravo Wittenberg, gerente de Investimentos da Apex-Brasil. A estratégia tem dado resultados: no ano passado, a Agência facilitou 30 operações de investimento em participação, no valor de R$ 10,015 bilhões.
 

Negócios no Rio Open

A Apex-Brasil trará ao Rio de Janeiro mais de 60 compradores, investidores e formadores de opinião estrangeiros entre os dias 18 e 21 de fevereiro, durante os jogos do Rio Open, maior torneio de tênis da América do Sul. A ação é realizada em parceria com 30 empresas exportadoras e entidades setoriais brasileiras. Cada uma se responsabilizará pela vinda de dois potenciais clientes, que cumprirão agendas de negócios e assistirão aos jogos do torneio de tênis.
 

A Apex-Brasil também organiza, amanhã, dia 17/2,  o seminário: “Born Global: Lições dos jovens empreendedores para vencer no mercado internacional”.