SEMINÁRIOS NO PAVILHÃO DEBATEM O TEMA DA EXPO 2015



SEMINÁRIOS NO PAVILHÃO DEBATEM O TEMA DA EXPO 2015

A programação de junho do pavilhão brasileiro na Expo Milão 2015 teve início com a realização de seminários sobre questões relacionadas ao tema da Expo Milão – Alimentando o Mundo, Energia para a Vida -, e visitas de ministros de estado e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os ministros das Relações Exteriores, Mauro Vieira, do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, visitaram o espaço organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), cujo tema é Alimentando o Mundo com Soluções.

 

No dia 2 de junho, a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) e a Apex-Brasil promoveram o workshop Produzindo alimentos e energia por um planeta mais saudável, que apresentou o exemplo da cana-de-açúcar brasileira e debateu mecanismos, sejam públicos ou privados, para assegurar uma produção sustentável da planta para a produção de etanol, açúcar e energia no Brasil e no mundo.

 

A iniciativa faz parte da parceria entre a UNICA e a Apex-Brasil que trabalham juntas desde 2008 para promover internacionalmente a cana-de-açúcar e suas diferentes aplicações, como o etanol brasileiro, uma das mais importantes opções de combustível limpo e renovável do planeta; a utilização como matéria-prima de embalagens plásticas, o chamado plástico verde, ou simplesmente o açúcar, fonte de energia e sabor.

 

 

Combate à Fome

 

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) realizou, nos dias 3 e 4 de junho, o Seminário Internacional Políticas Sociais para o Desenvolvimento – Edição Especial “Brasil: Superar a Fome é Possível”, onde apresentou o sucesso da estratégia brasileira de combate à fome e à extrema pobreza.

 

Em 2014, o Brasil deixou o Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), por ter menos de 5% da população em situação de insegurança alimentar. De acordo com dados do Governo brasileiro, são apenas 1,7% de subalimentados na população. O seminário internacional promovido pelo MDS teve apoio do Banco Mundial e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

 

Desde 2002, o Brasil reduziu em 82,1% o número de subalimentados, como resultado de um conjunto de políticas de aumento da renda, fortalecimento da agricultura familiar e do Programa Nacional de Merenda Escolar, que fornece alimentação a 43 milhões de crianças e jovens em escolas públicas no país.

 

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, que esteve em Roma no dia 5 com o ministro italiano Paolo Gentiloni para discutir a cooperação econômica entre os dois países, inclusive investimentos em energia e infraestrutura, também foi a Milão conhecer a Expo 2015. Visitou o pavilhão brasileiro onde foi recebido pela Diretora Kika Concheso.

 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, no dia 5 de junho, do Fórum de Agricultura organizado na Expo Milão pelo Ministério da Agricultura da Itália, onde assinou a Carta de Milão. A ministra Tereza Campello também assinou o documento, que será o principal legado da Expo Milão e uma síntese das discussões e ideias sobre como garantir que as gerações futuras possam desfrutar do direito à alimentação. Em sua visita ao pavilhão brasileiro, caminhou pela rede, que tem sido a grande atração do espaço, com uma visitação média de 15 mil pessoas por dia. A rede, que estende pelo pavilhão, representa a articulação de políticas públicas, investimentos privados e atuação de pesquisadores na busca por soluções adequadas para a produção sustentável.

 

 

 Carne, café e comércio internacional

 

De 18 a 20 de junho, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) e a Associação Brasileira de Angus organizam uma aula de culinária com carne brasileira da raça angus no pavilhão, com participação do chefe italiano Fabrizio Nonis.

 

A partir do dia 20, a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) apresentará show de baristas, com a participação de quatro profissionais que se revezarão em atividades interativas com o público. A ação envolve os temas Brewer (preparação de cafés brasileiros com diversos métodos de filtro), Latte Arte (desenhos feitos com leite pressurizado e café expresso), Drinks (bebidas quentes e frias a base de café) e Cup Tasters (competição para identificação de tipos diferentes de café), sempre com foco em evidenciar a qualidade do produto brasileiro.

 

Nos dias 23 a 25 de junho, a Apex-Brasil realiza o evento Brazilian Roundtable: Searching for Solutions for the International Food Trade. Serão quatro seminários para debater os temas:  Cooperação Brasil-África para produção sustentável e comércio de alimentos; O papel da Biotecnologia nas cadeias agroalimentares; Barreiras não tarifarias e barreiras regulatórias no comércio internacional de alimentos; Produtos agrícolas tradicionais da biodiversidade e comércio internacional; Produção agrícola de alimentos e sustentabilidade no Brasil.

 

Entre os palestrantes estarão representantes de ministérios e entidades setoriais brasileiras; instituições nacionais como a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA); internacionais como a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD); e o coordenador do Centro de Estudos do Agronegócio da FGV e ex-ministro da Agricultura do Brasil, Roberto Rodrigues.