SÉRIE AUTORES BRASILEIROS: ANDRÉ NEVES



SÉRIE AUTORES BRASILEIROS: ANDRÉ NEVES

André Neves é escritor e ilustrador de livros para infância e formação dos leitores. Mas suas obras não são especificamente infantis, são narrativas voltadas para a criança que existe dentro de cada leitor. “Faço livros para a infância de todos os leitores. Acho importante entrarmos em contato com essa fase por meio da literatura, porque é possível se reconectar com a nossa sensibilidade e com coisas que só a ingenuidade da infância é capaz de tocar”, explica. Como ilustrador, André possui mais de 80 livros publicados. Já como escritor, 21.

O autor faz parte da Série Autores Brasileiros, uma iniciativa do Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). 

O ilustrador começou a sua carreira com a publicação das obras “Seca” (2000) e “Mestre Vitalino” (2000). Ambas falam sobre a cultura do Nordeste e tratam da realidade de personagens que vivem na região. Em 2007, ele uniu suas ilustrações às palavras ao lançar “A Caligrafia de Dona Sofia”. O livro conta a história de uma professora já aposentada que escreve poemas pela casa toda para não esquecer os que gosta. Quando as paredes ficam cheias, começa a mandar cartões para pessoas desconhecidas da cidade. “A minha inspiração para esse livro veio de uma professora de pintura que tive e que fazia a mesma coisa que a personagem”, contou.

Os títulos que tiveram maior impacto internacional foram “Obax” (2010), que fala sobre a cultura africana, “Entre Nuvens” (2012), “Malvina” (2015), “Lino” (2010) e “Tom” (2012). Os livros foram publicados em países como Itália, Portugal, Alemanha, França, Turquia, Espanha, China, México, Grécia e Suécia, entre outros.

Durante a sua carreira, André Neves ganhou diversos prêmios importantes como Prêmio Jabuti (CBL), Prêmio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), Prêmio Açorianos, Concourse Lucca Comics Games, Premio Speciale (Itália) e XV Prêmio Internacional de Livro Ilustrado Infantil e Juvenil pela Conacultura (México).

Sobre a Série: Autores Brasileiros
Em busca de incentivar o conhecimento sobre a literatura contemporânea brasileira, o Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), criou a série “Autores Brasileiros”, que traz informações sobre escritores nacionais da atualidade.

Sobre o Brazilian Publishers
Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.