SETOR DE BIOTECNOLOGIA BRASILEIRO SE DESTACA EM FEIRA NOS ESTADOS UNIDOS



O Brasil foi destaque na BIO Convention 2014, um dos principais eventos internacionais do setor de biotecnologia, realizado em San Diego (EUA), de 23 a 26 de junho. Por meio do projeto setorial promovido pela Fundação Bio-Rio em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimenos (Apex-Brasil), 34 empresas do setor participaram do Pavilhão Brasileiro no evento e realizaram mais de 200 reuniões de negócios.

 

Um dos destaques da presença brasileira foi o lançamento da revista Scientific American World View, que trouxe como destaque um perfil do setor no Brasil. A revista é a principal publicação mundial sobre negócios no segmento de biotecnologia, com distribuição em mais de 70 países. 450 pessoas participaram da sessão de lançamento durante a BIO Convention.

 

A edição sobre o Brasil foi resultado da ação do projeto setorial no Projeto Copa das Confederações, quando o editor da publicação veio ao país e participou de uma agenda de sete dias para conhecer as empresas e o setor. "A publicação marca o início de um projeto de parceria que vamos desenvolver com a revista ao longo deste ano. Eles deverão divulgar o resultado de um estudo que o projeto contratou com a Ernst & Young para fazer um levantamento estatístico do setor no Brasil", comenta Norberto Prestes, gerente do Projeto. 

 

"Ter o Brasil em destaque num veículo como a Scientific American, que é uma das principais referências globais nas áreas de pesquisa e inovação, potencializa nossos resultados", afirma Igor Brandão, gerente de Economia Criativa, Casa e Construção, Moda, Tecnologia, Serviços e Saúde da Apex-Brasil.

 

Em termos de negócios, a participação na feira também deverá ter bons resultados. Norberto Prestes cita como exemplo o caso da Hygeia, que está em fase avançada de negociação de um contrato de licenciamento de uma tecnologia desenvolvida para uma empresa norte-americana, no valor de aproximadamente US$ 45 milhões. "A negociação começou com a vinda do empresário ao Brasil por meio do Projeto Carnaval, da Apex-Brasil. Com a ida à BIO, as negociações avançaram ainda mais e o negócio está próximo de se concretizar", explica.

 

Durante a feira, foi realizado um projeto vendedor, quando duas companhias relevantes da área farmacêutica – Libbs e Biolab Farma – participaram de oito reuniões com empresas da região de San Diego.

 

"Tendo em vista segmentos de destaque como energia, agronegócios e saúde, estamos certos do potencial que o Brasil tem no campo da Biotecnologia e a BIO Convention é uma das melhores plataformas de negócios do ponto de vista das empresas e instituições relacionadas ao tema", finaliza Igor Brandão.

 

O Projeto Setorial de Biotecnologia foi iniciado em 2008 e promove as empresas participantes no exterior por meio da marca Brasil Biotechonology.