SHOWROOM DE CALÇADOS BRASILEIROS NA COLÔMBIA DEVE GERAR MAIS DE US$ 1 MILHÃO



SHOWROOM DE CALÇADOS BRASILEIROS NA COLÔMBIA DEVE GERAR MAIS DE US$ 1 MILHÃO

Duas cidades colombianas foram as eleitas para sediarem a segunda edição do Showroom de Calçados Brasileiros: Cali e Bogotá. O país está no sétimo lugar entre os maiores destinos das exportações brasileiras de calçados, e tem o Brasil como a terceira principal origem de suas importações de calçados. As 12 marcas que participaram do evento, dos segmentos  femininos, masculinos e infantis, foram apresentadas a grandes grupos de compras e aos principais veículos de comunicação do país através de um desfile com as principais tendências da estação de primavera-verão. A ação é uma iniciativa do Brazilian Footwear, programa de promoção das exportações brasileiras de calçados, uma parceria entre a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

A primeira parada foi em Cali, nos dias 27 e 28 de agosto. Capital do Vale do Cauca, Cali é a terceira cidade mais populosa da Colômbia, com mais de 2,3 milhões de habitantes. Foi na cidade que os calçadistas brasileiros receberam as redes Calzatodo, Bata e Studio F, entre outros grandes players do mercado. “Trabalhamos durante muito tempo somente as cidades de Bogotá e Medellín, mas em Cali estão grandes redes de lojas, responsáveis por muito do fornecimento de calçados para o país. Foi uma aposta que deu certo”, declarou Roberta Ramos, gestora de Projetos na Abicalçados.

Na sequência, o grupo seguiu para Bogotá, com exposição nos dias 30 e 31. Além da visita de redes como Spring Step e Croydon, o desfile promovido no primeiro dia atraiu alguns dos principais veículos da imprensa colombiana. “Os calçados brasileiros possuem uma ótima imagem junto ao consumidor local. Muito se deve à qualidade superior e ao desenho dos calçados que, por atender uma demanda muito parecida com a do mercado doméstico brasileiro, acerta em cheio o gosto do consumidor”, disse Roberta.

Nos quatro dias de evento, as empresas brasileiras fizeram 130 contatos, sendo quase cem deles novos. Desses contatos, foram gerados mais de US$ 400 mil, com expectativa de chegar a mais de US$ 1 milhão considerando os próximos seis meses. Esses resultados devem-se a um esforço de matchmaking local, que estuda cada uma das marcas participantes e busca no mercado os compradores certos para agendamento prévio de reuniões. “O evento foi ótimo, especialmente em Bogotá. Precisamos de mais eventos neste formato”, comentou Juliano Medeiros, gerente de exportação da Di Valentini.

No primeiro dia em cada cidade, o Brazilian Footwear organizou ainda um Seminário preparatório, com informações sobre o mercado, hábitos de consumo, oportunidades e demandas de compradores locais. As falas tiveram a participação de Ana Maria Lancheros, da Invest Pacific; Juan Diego, da Câmara de Comércio de Bogotá; Carlos Badillo, da Apex-Brasil Colômbia e compradores do grupo Studio F.

Participaram da ação as marcas Klin, Suzana Santos, Renata Mello, Ala, Zatz, Di Valentini, Contramão, Maria Caramelo, Calbras by Latittud, Via Uno, Ferrucci, Sua Cia.

Sobre o Brazilian Footwear:
Brazilian Footwear é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a Apex-Brasil. Este programa tem por objetivo aumentar as exportações de marcas brasileiras de calçados através de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem voltadas ao mercado internacional. Conheça: www.brazilianfootwear.com.br | www.abicalcados.com.br/brazilianfootwear