SHOWROOM DO CALÇADO BRASILEIRO EM MOSCOU
Na segunda-feira (5/6) começa o Showroom do Calçado Brasileiro em Moscou, na Rússia. O evento tem duração de três dias e, este ano, será organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e pela Embaixada do Brasil em Moscou, com apoio da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados). Como em edições anteriores, o Showroom acontece imediatamente antes da Expo-Riva Schuh, relevante feira do setor que conta anualmente com participação das empresas brasileiras.
O objetivo é criar oportunidade para exportadores brasileiros de calçados apresentarem suas coleções para distribuidores e varejistas do país, em um ambiente exclusivo. Haverá também rodadas de negócios para as 30 marcas brasileiras que confirmaram a participação no evento, número recorde para esta ação.
Mercado
A Rússia é um dos maiores importadores mundiais de calçados, com compras superiores a US$ 2,53 bilhões de dólares em 2015. Em 2013, antes da crise que atingiu o país, as importações chegaram a US$ 4,57 bilhões, segundo o Banco Mundial.
Desde os anos 90, o Brasil exporta calçados para a Rússia. As vendas chegaram a US$ 13,49 milhões em 2015.