SIAL PARIS GERA EXPECTATIVA DE US$ 350 MILHÕES



SIAL PARIS GERA EXPECTATIVA DE US$ 350 MILHÕES

Encerrada ontem, na França, a SIAL Paris (Salon International de l’Alimentation, em francês) gerou grandes negócios para os 17 associados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) que participaram da ação que a entidade organizou na maior feira de alimentação do mundo, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

 

Conforme levantamentos feitos pela ABPA, durante os cinco dias de evento foram realizados mais de US$ 32 milhões em vendas diretas para importadores da Europa, Ásia e África, além da expectativa de US$ 350 milhões em vendas nos próximos 12 meses, a partir dos contatos feitos diretamente com importadores desses continentes.

 

“Esta é uma das maiores vantagens da SIAL: é uma feira na União Europeia, mas com perfil global, com visitantes de todo o mundo.  Clientes de vários dos mercados onde atuamos nas exportações de aves e de suínos estiveram conosco nestes dias, um público altamente qualificado e restrito ao perfil esperado para uma feira deste porte ”, explica o presidente-executivo da ABPA, Francisco Turra.

 

Ao todo, mais de 4 mil visitantes estiveram no espaço da avicultura e da suinocultura do Brasil durante os dias da feira. Além de potenciais clientes e compradores, jornalistas e representantes de associações de clientes estiveram no espaço.

 

“Por um lado, conseguimos realizar um bem-sucedido Projeto Imagem em parceria com a Apex-Brasil para apresentar a formadores de opinião os diferenciais que nos fazem grandes players no comércio internacional de proteína animal.  Por outro, uma média de 50 clientes e potenciais compradores estiveram reunidos com nossas associadas”, analisa Ricardo Santin, vice-presidente de mercados da ABPA.

 

Dentre as associadas da ABPA presentes no evento, a Saudali era a única em sua primeira participação na feira. Conforme Weber Vaz de Melo, gerente comercial da empresa, a estratégia inicial era de estabelecer contatos, mas até mesmo negócios foram fechados durante o evento.

 

“Foi nossa primeira experiência e realmente surpreendeu. Foi importante para diversas finalidades: atualização de preços, conquista de novos mercados que não conhecíamos. Chegamos a novas conclusões que deverão mudar nossas estratégias de trabalho com o conhecimento que adquirimos nesta feira, como a adoção de novas certificações e outros padrões de produtos e preços. A participação na SIAL trouxe um amadurecimento enorme para nós.  Nossa empresa tem porte médio, é nova de mercado, com 16 anos e aprendemos muito nestes dias de SIAL”, disse.

 

Outro caso foi da Alliz (Zanchetta Alimentos. De acordo com o gerente de exportação da empresa, Walmor Koller, a ação no SIAL Paris deverá influenciar os negócios nos próximos meses.

 

“Foi muito importante. Nosso estande estava fantástico, um dos melhores que já vi. A nós vieram contatos estritamente interessados em fazer negócios. Desde o primeiro dia foi surpreendente. Havia clientes nossos que não nos conheciam e agora pudemos realizar um contato e um relacionamento comercial ainda mais sólido. Existe muita demanda e vontade de comprar”, explica.

 

Para a ação, a ABPA contou com mais de 400 metros quadrados de área construída, com total estrutura para recepção dos importadores. Uma grande degustação de pratos típicos à base de carne de frango brasileira, comandada pelo chef Marcelo Bortolon, foi realizada no espaço.

 

Ao mesmo tempo, a ABPA realizou uma exposição fotográfica com imagens da obra “A Força da Terra”, de autoria de Eurico Salis e Manoel Petry (fotógrafos gaúchos que atuam no mercado de fotografia publicitária e editorial há mais de 15 anos), que reúne dezenas de fotografias, capturadas em um trabalho de três meses pelo Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. As fotografias, feitas em agroindústrias e em pequenas propriedades produtoras de aves e suínos, no Sul do Brasil, mostram o lado humano das atividades econômicas, que estão entre as principais geradoras de emprego e renda no interior do Brasil. A obra é uma iniciativa da ABPA, também em parceria com a Apex-Brasil.

 

SOBRE A ABPA – A ABPA é a maior associação de proteína animal do mundo. É a representação político-institucional da avicultura e da suinocultura do Brasil. Congrega mais de 130 empresas e entidades dos vários elos da avicultura e da suinocultura do Brasil, responsáveis por uma pauta exportadora superior a US$ 10 bilhões.

 

Sob a tutela da ABPA está a gestão, em parceria com a Apex-Brasil, das três marcas setoriais das exportações brasileiras de aves, ovos e suínos: a Brazilian Chicken, Brazilian Egg e Brazilian Pork.

 

Por meio de suas marcas setoriais, a ABPA promove ações especiais em mercados-alvo e divulga os diferenciais dos produtos avícolas e suinícolas do Brasil – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção – e fomenta novos negócios para a cadeia exportadora de ovos e de carne de frangos e de suínos.

 

SOBRE A APEX-BRASIL – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

 

A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

 

A Apex-Brasil coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

 

SOBRE OS PROJETOS SETORIAIS – Os Projetos Setoriais Brazilian Chicken, Brazilian Egg e Brazilian Pork são mantidos pela ABPA em parceria com a Apex-Brasil com o objetivo de promover junto ao mercado internacional as carnes de frangos, de suínos e os ovos produzidos no Brasil.  Por meio da participação em feiras, realização de workshops e outras ações especiais de promoção comercial, os projetos valorizam atributos destes setores produtivos – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção – e valorizam as marcas internacionais dos produtos, fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros.  Cerca de 45 empresas participam dos projetos atualmente. Informações sobre como fazer parte dos projetos setoriais podem ser obtidas pelo e-mailIsis.sardella@abpa-br.org.