SICC RECEBE PROJETO COMPRADOR DA ABICALÇADOS



SICC RECEBE PROJETO COMPRADOR DA ABICALÇADOS

O Salão Internacional do Couro e do Calçado (SICC), feira de calçados que acontece entre os dias 23 e 26 de maio em Gramado/RS, receberá mais uma edição do Projeto Comprador Vip. Realizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), através do programa Brazilian Footwear, o projeto trará à mostra gaúcha os compradores da Falabella da Argentina, Alejandro Matheu Javier, Agustin Rigo, Sofia de Achaval e Victoria Ripari.

 
A coordenadora de Promoção Comercial da Abicalçados, Letícia Sperb Masselli, ressalta que os convidados buscam fornecedores de calçados no Brasil. “A expectativa da empresa é comprar 15 mil pares durante a mostra, além de abrir possibilidades para negócios futuros”, adianta a gestora. Segundo ela, o fato de a Argentina estar recuperando suas importações de calçados brasileiros é comemorado pelo setor e pode ser determinante para bons resultados durante o SICC. “No quadrimestre, os argentinos já compraram 2 milhões de pares por US$ 25,7 milhões, 52% mais do que no mesmo período de 2015. Se pegarmos o mês de abril, vamos perceber um valor ainda maior. No mês passado, foram embarcados para lá 675 mil pares por US$ 8,3 milhões, 154% mais do que no mesmo mês do ano passado”, avalia. 

Para Letícia, o fim da exigência das declarações de importações (DJAIs) foi fundamental para a retomada. “Apesar da crise do país vizinho, existe uma demanda muito forte por calçados brasileiros. O fim do protecionismo do governo anterior está demonstrando o nosso potencial naquele país”, comemora a coordenadora.

 
SICC
Promovida pela Merkator Feiras e Eventos, o SICC chega a sua 25ª edição atraindo lojistas de todo o País, além de 200 importadores. O evento acontece no Serra Park, em Gramado, e apresenta as coleções de primavera-verão de 1,4 mil marcas de 350 expositores dos principais polos calçadistas do Brasil.