SOFTEX GERENCIARÁ A EXECUÇÃO DO PROGRAMA START-UP BRASIL



A Softex está assumindo a gestão das operações do Start-Up Brasil – Programa Nacional de Aceleração de Startups. Lançado em novembro de 2012 pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o programa tem por objetivo apoiar as empresas nascentes de base tecnológica. O Start-Up Brasil integra o TI Maior – Programa Estratégico de Software e Serviços de TI, que elegeu as TICs entre os programas prioritários para impulsionar a economia brasileira e tem como base cinco pilares: desenvolvimento econômico e social, posicionamento internacional, inovação e empreendedorismo, produção científica, tecnológica e de inovação, e competitividade.

 

“Há 17 anos, a Softex foi pioneira na introdução do conceito de empreendedorismo no Brasil e disseminou a cultura de planejamento de negócios e de inovação nas pequenas e médias empresas nacionais. Portanto, fomentar e apoiar empresas de base tecnológica está no DNA da entidade”, analisa seu vice-presidente executivo, Ney Leal.

Ao assumir a gestão da execução do Start-Up Brasil, a entidade agrega, além de sua expertise, a oferta de programas complementares em diversas áreas, entre as quais inovação e qualidade. No âmbito da internacionalização, destaque também ao apoio dado às empresas brasileiras através do Hub Softex em Nova Iorque e dos escritórios da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) no exterior, principalmente o baseado em São Francisco.

 

Por meio da parceria firmada com o Start-Up Brasil em 2012, a Apex-Brasil desenvolve toda a parte internacional do programa, inclusive com a oferta de serviços prestados por meio do escritório da Agência em São Francisco. A Apex-Brasil apoia as startups brasileiras no acesso a mercados e a investimentos, inclusive internacionais, e trabalha para que as soluções oferecidas pelo setor possam ajudar as empresas nacionais a serem mais competitivas e inovadoras, melhorando sua capacidade exportadora.

 

“Estamos felizes com essa nova fase do Start-Up Brasil, com o apoio da Softex, que vem somar esforços ao trabalho que vem sendo realizado pelo programa, trazendo a experiência de seus inúmeros projetos de apoio ao setor de TICs no Brasil e exterior”, diz Felipe Matos, COO do programa.

 

Realizado em parceria com 12 aceleradoras privadas localizadas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Belo Horizonte, Vitória, Porto Alegre, Salvador e Recife, o Start-Up Brasil busca apoiar empresas nascentes nacionais e internacionais com até quatro anos de existência e que desenvolvam produtos/serviços inovadores utilizando software, hardware ou serviços de TI.

 

O Start-Up Brasil está em sua segunda edição. A cada ano, são habilitadas aceleradoras, qualificadas e selecionadas por meio de um edital específico. Em seguida, são realizadas duas rodadas semestrais de seleção das 100 startups nacionais e internacionais que serão apoiadas pelo programa por ano.

 

As startups apoiadas participam de programas de aceleração. Nesta fase, com duração de 12 meses, as startups selecionadas têm acesso a bolsas para pesquisa, desenvolvimento e inovação no valor de até R$ 200 mil; a um aporte de investimento da aceleradora para inserção no mercado, que varia entre R$ 20 e 150 mil; e participam de uma série de eventos e atividades de capacitação e de aproximação com grandes companhias nacionais e internacionais, bem como com investidores. Elas também contam com programas de acesso a mercado e compras públicas.  Durante todo este processo, as empresas são acompanhadas pelas aceleradoras e também pelos gestores do programa Start-Up Brasil.

 

Para a Apex-Brasil, “iniciativas como o Start-Up Brasil fazem parte de uma estratégia maior que contribui para o fortalecimento do ecossistema brasileiro de inovação, por meio da aproximação de investidores e startups”, explica Jayme Queiroz, da Gerência de Investimentos da Agência.

 

Imprensa – Softex