SOFTEX INICIA ETAPA INTERNACIONAL DO PROGRAMA TI DE IMPACTO



Prossegue até a próxima quarta-feira, dia 15, a etapa internacional do TI de Impacto – Programa de Capacitação Empresarial para o Desenvolvimento da Estratégia de Inovação da Softex que contará com as participações da Accion, Cleartech, GTI, Ideia no Ar, Interativa Digital, Instituto Curitiba de Informática, Kryptus, PHI Innovation, QualityFocus e VoxAge. Elas apresentaram a estratégia de inovação de suas respectivas organizações e foram escolhidas por uma banca de especialistas entre as 45 organizações participantes da primeira edição do programa.

 

Realizada em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a etapa internacional contempla, além de sessões de orientação empresarial e workshops para complementação do conteúdo oferecido durante a fase nacional, visitas às universidades de Berkeley e Stanford e às sedes do Google, HP Garage, Facebook, LinkedIn e Museu da Intel.

 

As companhias também tiveram a oportunidade de acompanhar o Gartner Symposium/ITXpo 2014, o maior e o mais importante encontro anual de chief information officers (CIOs) e de líderes da indústria de TI dos Estados Unidos, realizado na segunda semana de outubro em Orlando, na Flórida.

 

“Na sequencia dessa imersão na cultura e na estratégia da inovação no exterior, em novembro elas compartilharão suas experiências e as lições aprendidas em um evento a ser organizado no Brasil. Na conclusão do programa, as empresas participarão de mais 30 horas de mentoria para que possam refinar seus projetos de inovação e se posicionar melhor em relação às suas estratégias”, explica Diônes Lima, gerente de Inovação e Empreendedorismo da Softex.

 

Para o ano que vem, a Softex trabalha na construção do programa de sequência do TI de Impacto, com duração de um ano e meio a dois anos, de forma a auxiliar as 45 empresas participantes na implementação da estratégia construída ao longo de 2014. Também está prevista a formação de uma segunda turma para o programa de capacitação.

 

“Com o TI de Impacto, queremos fazer com que a TI brasileira pense em termos globais, tendo a consciência de que a inovação não é um ato solitário. O Brasil ocupa hoje o 64º lugar no Índice Global de Inovação e caiu seis posições em relação ao ano anterior. Mas acreditamos que como consequência deste programa no médio prazo deveremos experimentar uma melhora da classificação das nossas empresas nesse ranking”, avalia Diônes Lima, acrescentando que durante o programa algumas companhias mudaram a sua rota tecnológica e a sua estratégia de abordagem de produto, passando a observar mais a experiência do usuário do que a ideia original da empresa.

 

Para informações detalhadas sobre o programa TI de Impacto visite
http://www.tideimpacto.softex.br

 

Sobre a Softex (www.softex.br) – A Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – Softex é gestora, desde a sua criação em 1996, do Programa para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – Programa Softex, considerado prioritário pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). É uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que tem como objetivo executar atividades de apoio, desenvolvimento, promoção e fomento para a Indústria Brasileira de Software e Serviços de TI, sempre pautada pelas seguintes diretrizes: disseminação e auxílio à implantação das melhores práticas em desenvolvimento de software e gestão empresarial, capacitação de recursos humanos para o setor; auxílio à obtenção de recursos financeiros junto a fontes públicas e privadas; produção e disseminação de informações qualificadas sobre e a indústria brasileira de software e serviços de TI; apoio ao empreendedorismo e à inovação; formulação de políticas de interesse do setor; e apoio à criação e ao desenvolvimento de oportunidades de negócios tanto no Brasil como no exterior. O “Sistema Softex” reúne mais de 2.000 empresas de todo o território nacional e é integrado por uma ampla rede formada por 20 Agentes regionais que prestam apoio e orientação local às empresas em seu entorno. As ações da Softex contam com o apoio institucional, técnico e financeiro de diversas entidades, entre as quais ABES, ABDI, Abinee, Abragames, Abvcap, Apex-Brasil, Anprotec, Assespro, BID, BNDES, Brasscom, CNI-SESI-SENAI, CNPq, Embrapa, Fenadados, Fenainfo, Finep, Frente Parlamentar de Informática, IBGE, INPI, SBC, Sebrae,  Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério da Cultura (MinC), Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ministério das Relações Exteriores (MRE) e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

 

 

MLP Assessoria de Imprensa

Mário Pereira (MTB. 11.549) – mario@mlpcom.com.br

Karen Kornilovicz (MTB. 25.744) – karen@mlpcom.com.br

Tel.: (11) 3064-8066