SOFTEX: VENDAS EM CANAIS EM MERCADOS INTERNACIONAIS



As empresas brasileiras de software e serviços de TI interessadas em exportar suas soluções para o mercado internacional utilizando canais de distribuição têm até o dia 23 de fevereiro para se inscrever no Programa de Preparação para Vendas em Canais em Mercados Internacionais. Trata-se de uma iniciativa da Softex realizada em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e com o apoio técnico da Advance Consulting.

 

Cinco empresas serão selecionadas por uma banca examinadora para participar desta fase do programa, que contempla as etapas de análise da situação atual e futura da empresa; definição da estratégia e do modelo de negócios; simulação financeira e desenvolvimento do plano e programa de canais.

 

“A proposta da comercialização de uma solução através de canais é vender mais e melhor, ganhando capilaridade e escala. O objetivo do programa é auxiliar uma companhia a se estruturar muito bem para esse desafio, criando uma proposta de valor que gere interesse para o parceiro comercial”, destaca Dagoberto Hajjar, CEO da Advance Consulting.

 

Por um período de até quatro meses, as empresas selecionadas passarão por diversos ciclos de consultorias para o desenvolvimento de estratégias e de ações para a seleção, recrutamento e gestão dos canais de vendas e distribuição no exterior.

 

Na visão de Ney Leal, vice-presidente executivo da Softex, o Programa de Preparação para Vendas em Canais em Mercados Internacionais chega para complementar o trabalho de estímulo à exportação e à internacionalização realizado pela entidade há mais de uma década. “Os canais de vendas podem se transformar na porta de entrada para a expansão global das companhias brasileiras, que neste processo podem contar com o apoio da Softex para a realização de projetos de capacitação de recursos humanos, qualidade em software, acesso a recursos financeiros e a informações estratégicas de mercado”, conclui.

 

“Entendemos a atuação via canais como uma importante ferramenta de acesso ao mercado internacional. Mas ela exige a realização de um imenso dever de casa por parte da empresa exportadora, que vai desde a formatação da oferta e definição de proposta de valor da solução, passando também pela estruturação do suporte remoto e pelo cuidado com o recrutamento e a gestão de canais. E esse é exatamente o escopo desse programa”, ressalta Igor Brandão, gerente de Economia Criativa e Tecnologia da Apex-Brasil.

 

Para participar do processo de seleção para o Programa de Preparação para Vendas em Canais em Mercados Internacionais da Softex, acesse http://www.softex.br/internacional/export-day/. Informações adicionais pelo telefone (61) 3327-2319.

 

Sobre a Softex (www.softex.br) – A Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – Softex é gestora, desde a sua criação em 1996, do Programa para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – Programa Softex, considerado prioritário pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). É uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que tem como objetivo executar atividades de apoio, desenvolvimento, promoção e fomento para a Indústria Brasileira de Software e Serviços de TI, sempre pautada pelas seguintes diretrizes: disseminação e auxílio à implantação das melhores práticas em desenvolvimento de software e gestão empresarial, capacitação de recursos humanos para o setor; auxílio à obtenção de recursos financeiros junto a fontes públicas e privadas; produção e disseminação de informações qualificadas sobre e a indústria brasileira de software e serviços de TI; apoio ao empreendedorismo e à inovação; formulação de políticas de interesse do setor; e apoio à criação e ao desenvolvimento de oportunidades de negócios tanto no Brasil como no exterior.

 

O “Sistema Softex” reúne mais de 2.000 empresas de todo o território nacional e é integrado por uma ampla rede formada por 22 Agentes regionais que prestam apoio e orientação local às empresas em seu entorno. As ações da Softex contam com o apoio institucional, técnico e financeiro de diversas entidades, entre as quais ABES, ABDI, Abinee, Abragames, Abvcap, Apex-Brasil, Anprotec, Assespro, BID, BNDES, Brasscom, CNI-SESI-SENAI, CNPq, Embrapa, Fenadados, Fenainfo, Finep, Frente Parlamentar de Informática, IBGE, INPI, SBC, Sebrae,  Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério da Cultura (MinC), Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ministério das Relações Exteriores (MRE) e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

 

 

Sobre a Advance Consulting (www.advanceconsulting.com.br) – A Advance Consulting é uma empresa de treinamento e consultoria em gestão, marketing e vendas. Com escritórios em São Paulo, Miami, Califórnia, México, Argentina e Nova Zelândia, a empresa possui uma extensa lista de clientes que conta com nomes como Microsoft, Oracle, IBM, Intel, Serasa, CISCO, Ingram Micro, Officer, TATA e mais de 500 outras empresas.

 

 

 

MLP Assessoria de Imprensa

Mário Pereira (MTB. 11.549) – mario@mlpcom.com.br

Karen Kornilovicz (MTB. 25.744) – karen@mlpcom.com.br

Tel.: (11) 3064-8066