SUSTENTABILIDADE NA INDÚSTRIA DE PLÁSTICO TRANSFORMADO
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) elaborou um Guia de Sustentabilidade para as empresas que participam do projeto Think Plastic Brazil, em parceria com o Instituto Nacional do Plástico (INP). O documento contém orientações sobre as principais tendências globais em sustentabilidade para que as companhias do setor se tornem mais competitivas em mercados internacionais.
O Guia também ajuda a compreender e enquadrar o estágio de maturidade em sustentabilidade de cada negócio e é essencial para auxiliar na identificação das ações prioritárias e mais adequadas para as capacidades gerenciais atuais de determinada empresa.
Antes da elaboração do manual, foram realizadas visitas técnicas em nível nacional a 25 empresas representantes de primeira, segunda e terceira geração da indústria petroquímica, além de empresas recicladoras de material transformado. O objetivo era avaliar detalhadamente as boas práticas em sustentabilidade, medir o grau de atendimento aos requisitos internacionais e aplicar o Indicador de Sustentabilidade desenvolvido no âmbito do projeto.
Foram cinco etapas até chegar na conclusão do trabalho: entendimento integrado do setor nacional e internacional; oficinas de sensibilização; visitas técnicas às empresas previamente identificadas; análise de cenários e tendências e; elaboração do Guia de Sustentabilidade.
Além de ajudar as empresas com o passo-a-passo para se tornarem mais sustentáveis, o documento retrata como o tema vem sendo entendido e aplicado pelas empresas brasileiras transformadoras de plástico, como as empresas e os mercados internacionais buscam a sustentabilidade como diferencial competitivo e quais os caminhos possíveis para uma produção mais ecoeficiente. O projeto contou com a consultoria da empresa Waycarbon e teve o apoio da Abiplast e Plastivida.
Clique aqui para baixar o Guia.