SXSW TERÁ EXPERIÊNCIA IMERSIVA E INÉDITA SOBRE O BRASIL
Os participantes do festival South by Southwest® 2017 terão a oportunidade de vivenciar, pela primeira vez no SXSW, uma experiência única, imersiva, tecnológica e inovadora proporcionada pelo Brasil. A Apex-Brasil montará um Domo com capacidade para sessenta pessoas, no espaço Brush Square Park do Austin Convention Center, em que as pessoas serão convidadas a entrar para assistir à exibição de imagens e filmes projetados em 360 graus.
Produzido pela Outras Telas, núcleo de inovação da O2 Filmes, o Domo trará uma experiência imersiva ao apresentar imagens e informações do Brasil, com destaque para as práticas e tecnologias mais inovadoras e sustentáveis que o país oferece como diferencial econômico e cultural.
O conteúdo terá como curador Fernando Meirelles, um dos mais reconhecidos cineastas brasileiros, responsável, também, pela direção da abertura das Olimpíadas de 2016, ao lado dos cineastas Daniela Thomas e Andrucha Waddington. O domo terá uma programação com cinco filmes em 360 graus, incluindo o filme produzido para o domo de entrada do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. O conteúdo dos filmes tem direção geral de Ricardo Laganaro, co-direção de Alessandra Pelegrino e produção de Janaina Augustin.
"O SXSW é o festival de inovação e conteúdo mais importante e frenético do mundo. O que estamos propondo no domo BeBrasil é um espaço de despressurização, uma pausa no bombardeio de informação que acontece ali, onde o visitante possa respirar, conhecer melhor o Brasil e ao mesmo tempo levar consigo mensagens importantes que o país tem a oferecer: o valor do nosso patrimônio ambiental, a importância de práticas econômicas sustentáveis, criatividade, determinação e busca constante por inovação. Além de colocar o visitante em locais impressionantes do Brasil com a projeção em 360 graus, mostraremos exemplos inovadores de agricultura sustentável e o filme exibido no Museu do Amanhã, que faz uma reflexão sobre o impacto das ações humanas no planeta, propondo uma reflexão sobre o nosso futuro”, afirmou Fernando Meirelles.
O objetivo é que o visitante possa levar consigo mensagens importantes sobre o que o país tem a oferecer: o valor do patrimônio ambiental brasileiro, a importância de práticas econômicas sustentáveis, a criatividade, a determinação e a busca constante por inovação.
O software Blendy Dome VJ, utilizado para exibição dos filmes no domo, tem tecnologia 100% brasileira: desenvolvido para planetários digitais, pelos United VJs, foi oficialmente adotado pelo MoMA PS1 em Nova York e está presente em mais de 40 países. Um dos filmes apresentados no domo da Apex-Brasil no SXSW, está sendo produzido e criado pelo mesmo time responsável pelas projeções da Cerimônia de Abertura das Olímpiadas Rio 2016, os United VJs, liderado pelos VJs Spetto e Pedro Zaz. A trilha sonora criada especialmente para o domo, transmitirá diversas sensações aos visitantes, com criação das produtoras de áudio: Raw Audio, DaHouse e Loud.
A exibição integra a campanha de promoção internacional da imagem do Brasil no âmbito dos negócios, a Be Brasil (www.bebrasil.com.br), e será uma oportunidade de divulgação internacional dos atributos positivos dos produtos e serviços brasileiros, no maior evento cultural e de inovação do mundo.
O público também receberá kits com óculos para Realidade Virtual fabricados no Brasil, com link para um teaser dos vídeos que estarão no Domo.
Ativações
Uma ação voltada a impactar o público do evento será o uso de bicicletas com luzes de led instaladas nos raios, formando imagens relacionadas à campanha Be Brasil. As bicicletas serão emprestadas ao público em estações em toda à cidade e um passeio noturno deve movimentar a Austin.
A comunicação visual seguirá a linha da campanha Be Brasil, desenhada pela FNazca – que ressalta a criatividade e inovação presentes nos produtos e serviços brasileiros – e irá “vestir” os sites e mídias sociais das empresas e entidades participantes da iniciativa. A criatividade e versatilidade da moda brasileira estarão presentes também na estampa de um lenço que será distribuído a quem usar a hashtag. Uma promoter no ponto de distribuição ensinará formas criativas de dar nós e laços nos lenços.
O grupo brasileiro de dança de rua, Passinho, fará duas apresentações por dia nas ruas de Austin, em horários de grande movimento, apresentando ao público um pouco da diversidade e criatividade da cultura brasileira.
A música será outro ponto forte do Brasil no SXSW. Nove bandas nacionais foram selecionadas e farão shows dentro da programação do evento: Max de Castro, Liniker e os Caramelows, Capela, Autoramas, Lista de Lily, Maglore, ToTi, FingerFingerr e Boogarins.
Quem quiser conferir as músicas das nove bandas brasileiras que estarão em Austin pode acessar as playlists da Apex-Brasil no Spotfy: https://open.spotify.com/user/bebrasilbr e https://open.spotify.com/user/bebrasilbr/playlist/1rwUjocRB53oDZb6LLC8dz
Negócios
A Apex-Brasil está levando uma delegação de 68 empresas para ações de promoção de negócios e imagem durante o festival. Esta é a maior delegação brasileira desde que a Agência começou a organizar a participação nacional no festival, em 2014.
As empresas participantes integram os setores de audiovisual, produção publicitária, games, moda, design, marketing, música, tecnologia e entretenimento. Entre elas, há empresas de pequeno e médio porte com potencial exportador ou já exportadoras, e também startups, que buscam investimentos e parcerias.
Considerado um dos mais importantes eventos para os setores de Economia Criativa e Tecnologia do mundo, o festival já foi palco para lançamento de aplicativos como Twitter, Foursquare, Uber e AirBnB. Em 2016, reuniu cerca de 350 mil pessoas que participaram de mais de 2,4 mil painéis de discussão. O público é formado, principalmente, por empreendedores, investidores estrangeiros e líderes de grandes empresas.
As empresas terão acesso a plataformas organizadas pela Agência para realização de negócios e prospecção de oportunidades, investimentos e parcerias. Serão sete plataformas formatadas para atender a diferentes maturidades exportadoras e distintos objetivos.
O Trade Show é uma feira tradicional de negócios em que 17 empresas brasileiras exporão seus produtos e serviços. Seis dela integram o setor de moda, em uma iniciativa organizada em parceria com o Sistema Moda Brasil, e as outras são dos setores de games, música e produção audiovisual.
O Platinum Connection, o Silver Connection e o Gold Connection são plataformas de organização de reuniões entre possíveis compradores e as empresas brasileiras, de acordo com o perfil e grau de maturidade de cada empresa.
Em uma das novidades deste ano, na véspera da abertura do SXSW será realizado o Brazilian Directors Showcase, evento de apresentação de 10 produtoras brasileiras para um grupo de compradores norte-americanos, organizada pela Apex-Brasil em parceria com a Associação Brasileira das Produtoras de Obras Audiovisuais (APRO).
Participação recorde
O Brasil teve, em 2016, a 5ª maior delegação internacional em termos de números de pessoas inscritas para assistir ou expor no festival, atrás apenas do Canadá, Reino Unido, Alemanha e Japão. Para 2017, a expectativa é que o país fique em quarto lugar em número de inscritos: já há 600 brasileiros cadastrados para participar do evento.