Série Autores Brasileiros – Daniel Munduruku apresenta cultura indígena em suas obras



Série Autores Brasileiros – Daniel Munduruku apresenta cultura indígena em suas obras

Autor de 52 livros voltados para o gênero infanto-juvenil, Daniel Munduruku é um escritor brasileiro que apresenta histórias sobre a cultura indígena em suas narrativas. O autor possui obras publicadas em diversos países, como Itália, Canadá, México, Coreia e Alemanha. “A escrita para mim tem sido um exercício de memória para eu me colocar no coração do meu povo novamente”, conta o autor, que faz parte da Série Autores Brasileiros, uma iniciativa do Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

“Eu tive uma educação na aldeia e essa vivência me ensinou sobre o silêncio, a observação, a sobrevivência e a floresta. Hoje, eu sou educador de formação e tenho toda uma preocupação em trazer informações para as crianças e jovens da cidade sobre a cultura indígena”, conta o autor. “Meus livros são para eles e para aqueles que não conhecem tudo o que eu vivi e que talvez nunca irão conhecer esse mundo. Eu escrevo para que eles possam mergulhar nos mistérios, nas belezas, nas tristezas e nas frustrações que o povo Munduruku vive e que eu vivi quando era criança”, acrescenta Daniel.

Durante sua carreira, Daniel recebeu diversos prêmios. Entre eles, o Prêmio Tolerância Para Crianças e Jovens, outorgado pela UNESCO, pela publicação de “Meu Vô Apolinário: Um Mergulho no Rio de Minha Memória” (2009). A obra resgata parte de sua vida e do seu relacionamento com seu avô Apolinário, pajé da tribo Munduruku, que contava histórias dos espíritos ancestrais a quem chamava carinhosamente de guardiões.

De todos os livros publicados, Daniel afirma que o livro sobre o seu avô é o mais significativo. “Quando eu era menino, eu não gostava de ser índio. As pessoas me chamavam de índio para retratar aquilo que elas consideravam ruim e eu morria de vergonha por isso. Meu avô fez o processo contrário comigo e me ensinou a valorizar quem eu era. Ele me resgatou da vergonha que eu sentia e me trouxe para o espírito do meu povo”, conta.

“O índio naquela ocasião e até hoje é considerado um ser atrasado, um ser selvagem, que atrapalha o progresso e o desenvolvimento. Isso tudo era muito forte na escola em que eu frequentava e eu sofri muito preconceito. Isso fez com que eu quisesse desistir da minha condição indígena para aceitar o que a sociedade me colocava naquele momento. Ou seja, como um branco longe de suas raízes”, finaliza o autor. 

Sobre a Série: Autores Brasileiros
Em busca de incentivar o conhecimento sobre a literatura contemporânea brasileira, o Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), criou a série “Autores Brasileiros”, que traz informações sobre escritores nacionais da atualidade.

Sobre o Brazilian Publishers
Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.