Startups selecionadas pelo MDIC começam imersão no Vale do Silício



Dezenove startups selecionadas no projeto InovAtiva Brasil, da Secretaria de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), iniciam a partir desta segunda-feira (13) uma semana de imersão em Mountain View, no Vale do Silício (EUA). Os diretores das empresas selecionadas conhecerão a experiência de inovação de empresas como Google e Badgeville.

 

Foram 1.635 inscritos na primeira fase do programa que começou em janeiro de 2013. Para se chegar às 19 startups, foram feitas três fases de seleção com acesso a ações de capacitação, como sessões de coaching com especialistas e empreendedores experientes, além de apresentações sobre obtenção de recursos para financiar empresas, incluindo as formas de captação via financiamento público e as várias linhas de crédito existentes para fomento à inovação.

 

Entre os inscritos da primeira edição, o setor com maior representatividade foi o de internet e software (43% do total), seguido pelo de varejo e serviços (21%), meio ambiente (4%), indústria de transformação (3%), biotecnologia e fármacos (2%) e eletrônicos (2%).

 

InovAtiva Brasil

Iniciativa desenvolvida pelo MDIC, em parceria com a Endeavor e apoio metodológico da McKinsey, o InovAtiva Brasil chega ao fim de sua primeira edição superando as expectativas. O programa, cujo objetivo é capacitar novos empreendedores para a criação de negócios inovadores e com alto potencial de crescimento, teve em sua primeira edição 1.635 inscritos, com origem em cerca de 350 municípios de 24 estados brasileiros.

 

Confira os 19 selecionados:

 

Cidade de origem

Empresa

Rio de Janeiro – RJ

Forebrain: Entendendo o consumidor a partir de pesquisas neurocientíficas

Belo Horizonte – MG

Ecoplasma

Porto Alegre – RS

Beyond Domotics

Porto Alegre – RS

Klooks

São Paulo – SP

PluriCell BioTechnologies

Porto Alegre – RS

FrisBox

Sorocaba – SP

Squid Fácil

Recife – PE

Venda Fácil

São Paulo – SP

1234 Enter

Rio de Janeiro – RJ

NearBytes

São Paulo – SP

Comprovação de Entrega (Software AUTOLOG POD – Entrega programada, entrega comprovada)

Piracicaba – SP

KPI Farm

São Carlos – SP

Desenvolvimento de Sensores para Sistemas de Irrigação

Joinville – SC

Sistema de Bioimpedância Elétrica para Análise da Qualidade e Rastreabilidade do Leite Bovino

Campinas – SP

Monitoramento Agrícola Por Imagens de Satélite

São Paulo – SP

Inovar Oil Recycle

São Paulo – SP

Carreira Beauty

Curitiba – PR

Paas MDMA

Belo Horizonte – BH

Tratamento de resíduos sólidos

 

 

Entre as novidades preparadas para 2014 estão a criação de duas iniciativas setoriais, nos segmentos de saúde e agronegócios com conteúdos e coaches específicos.

 

Nas metas, estão o estabelecimento de uma  comunidade online ativa; ferramentas para o aprendizado conjunto, com colaboração entre os próprios empreendedores com ideias e materiais complementares (crowdsourcing organizado); elaboração de estratégia mobile; programas de coaching em larga escala; atividades presenciais nas universidades, incluindo incubadoras e empresas júnior.

 

 Assessoria de Comunicação Social do MDIC

(61) 2027-7190 e 2027-7198

ascom@mdic.gov.br

 

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social do MDIC

(61) 2027-7190 e 2027-7198

ascom@mdic.gov.br