SUCESSO DO DESIGN BRASILEIRO NA SEMANA DO DESIGN DE MILÃO



SUCESSO DO DESIGN BRASILEIRO NA SEMANA DO DESIGN DE MILÃO

O design brasileiro foi um dos principais protagonistas na 20ª edição do Fuorisalone durante a Semana do Design de Milão 2017. A exposição Be Brasil foi organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) de 3 a 15 de abril, com grande sucesso de público e mídia. Cerca de 116 mil pessoas visitaram a exposição na Università degli Studi de Milão, além dos seminários Be Brasil Talks em 7 de abril.

“Estar presente na Semana do Design de Milão é uma incrível oportunidade para promover no mundo do design internacional a riqueza, sofisticação, criatividade e sustentabilidade do design brasileiro", afirmou o embaixador Roberto Jaguaribe, presidente da Apex-Brasil.

Durante a exposição, 60 representantes do design brasileiro reuniram-se com
15 empresas italianas durante as rodadas de negócios. O resultado parcial indica que os negócios podem chegar a US$ 38,4 milhões nos próximos 12 meses.

Sergio Mattos, um dos designers representados na exposição Be Brasil e um dos oradores do Be Brasil Talks, comentou sobre as oportunidades que a exposição representa:

“Ter a oportunidade de se envolver com a comunidade internacional do design aqui na Milan Design Week tem sido de valor incrível para mim como designer, tanto em termos de oportunidades comerciais, como pelo intercâmbio de experiências e o enriquecimento profissional. ”

A exposição permitiu que designers brasileiros se integrassem com os mercados internacional e italiano – uma referência central – estabelecendo novas conexões de negócios e reforçando a visibilidade e o reconhecimento da imagem do design brasileiro no contexto de um evento internacional tão proeminente como a Semana do Design de Milão. Mauricio D'Avila, designer da Geo Luz & Cerâmica ressaltou as importantes perspectivas comerciais para os designers brasileiros e empresas presentes, geradas pela exposição:

“A exposição constituiu uma oportunidade ideal para conhecer potenciais parceiros de negócios, com quem já conseguimos contratos e recebemos pedidos de novos produtos. O mercado italiano exige design único, exclusivo, feito sob medida e a cerâmica brasileira pode atender a essa necessidade de forma única.”

Marva Grifin Wilshire, fundadora e gerente do SaloneSatellite – uma iniciativa paralela ao Salone del Mobile – comentou sobre a qualidade do design brasileiro em exibição:

“O design brasileiro é um dos maiores colaboradores para a qualidade da dialética global do design, e eu sou apaixonada por ele há mais de 30 anos. Este ano, as inovações nos produtos exibidos no âmbito da exposição Be Brasil refletem maravilhosamente os valores centrais de criatividade e sustentabilidade inerentes ao design brasileiro – prestando uma maravilhosa homenagem a Oscar Niemeyer. ”

Design brasileiro na Itália vai muito além da Semana de Design de Milão. Na verdade, algumas peças icônicas do design brasileiro serão exibidas em toda a Itália ao longo de todo o ano, começando com a exposição “Raiz” a partir de 8 de junho na embaixada brasileira em Roma.

Esta iniciativa foi uma parceria entre a Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), o Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), a Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (Abilux), a Associação Brasileira da Indústria de Rocha Ornamentais (Abirochas), a Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimento (ANFACER), Fundação Niemeyer,
Fundação Athos Bulcão e a exposição Rio+Design.

Sobre a Apex-Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

 

Contatos de imprensa internacional:

George Candon george.candon@fticonsulting.com +32 489467848

Alessio Grassi alessio.grassi@fticonsulting.com +32 484215126

 

Contatos de imprensa na Itália:

Giulia Gabriele giulia.gabriele@icorporate.it +39 366 6970628

Elisa Piacentino elisa.piacentino@icorporate.it +39 366 9134595