TECMATER APOSTA EM EMBALAGEM ESPECIAL PARA O MERCADO LATINO-AMERICANO
Ter uma linha de embalagem padronizada e uniformizada para atender os mercados onde atua, Brasil e América Latina, foi a demanda da Tecmater, empresa paranaense fabricante de equipamentos de proteção individual e acessórios para os setores agrícola e florestal. Há 31 anos no mercado nacional, a marca já está presente em países como Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Peru, Guatemala, República Dominicana, Costa Rica, El Salvador e Colômbia. E com intenção de aumentar as exportações e atingir novos mercados, desenvolveu o projeto com a DDID de padronização de suas embalagens.
O desafio foi adaptar e uniformizar a linguagem das embalagens para atender a um grande número de produtos sem grandes variações de tamanho de embalagens. A DDID apostou em um visual moderno e impactante com um conceito de robustez e contemporaneidade. “Usamos linhas arrojadas, cores sólidas e bem definidas, uma tipografia encorpada com caráter industrial própria para o segmento da Tecmater”, comenta o designer Rodrigo Bezerra. Anteriormente, a comercialização era feita a granel e sem a marca da empresa, o que desvalorizava os produtos.
A empresa conta com mais de 20 produtos distintos que garantem a segurança e a proteção de trabalhadores que atuam no setor agrícola e florestal, como capacetes, luvas de couro, calçados especiais, perneiras, roupas anticorte para travamento de motosserra, macacões apicultores, vestimentas para aplicação de pesticidas e herbicidas, dentre outros. Todos eles passaram a ter o mesmo padrão de linguagem visual, independente da natureza das suas embalagens, que vão desde sacos com fechamento automático até caixas de papelão, solapas, tags e adesivos. “Devido às limitações de cada material, do processo produtivo e custo, não podíamos fazer uso de imagens complexas e processos gráficos complexos”, diz Bezerra.
O resultado é uma linha coerente, bem definida e com uma linguagem única, em três idiomas português, inglês e espanhol. “Nossa marca ganhou força com esse projeto. As novas embalagens agregaram valor e passaram a ser um fator de decisão de compra no ponto de venda, na compra corporativa e na homologação do setor técnico das empresas”, diz o diretor da Tecmater, Rafael Franco.
As exportações das novas embalagens já começaram e os resultados já podem ser sentidos: “Já percebemos uma mudança de olhar por parte de quem compra. Com esse projeto, nossos produtos passaram a transmitir excelência logo de cara, o que faz toda a diferença na sua comercialização”, conclui Franco.
SOBRE O DESIGN EXPORT
Realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) em parceria com o Centro Brasil Design (CBD), o Design Export é um programa que se desenvolve por meio de consultorias individualizadas em gestão do design nas empresas, objetivando não apenas o desenvolvimento de novos produtos e embalagens, mas especialmente a criação de uma cultura organizacional de inovação, design e exportação.
Os empresários recebem consultorias, capacitações e apoio técnico e financeiro para identificar a melhor oportunidade de inovação e os profissionais mais adequados às suas necessidades, por meio de um cadastro de escritórios de design. Os consultores orientam os empresários em todas as etapas do processo de desenvolvimento do novo produto ou embalagem, subsidiando-os com a informação e apoio necessários à gestão do processo e contribuindo para diminuir os riscos de lançamento da inovação no mercado. A primeira edição do Design Export auxiliou a criação de 100 projetos inovadores voltados à exportação, em 60 cidades de sete diferentes estados brasileiros.