TERCEIRA EDIÇÃO DA MARATONA MUDE SERÁ EM OUTUBRO
A terceira edição da Maratona MUDE, evento realizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), já tem data definida. A Batalha Criativa entre equipes de designers brasileiros e a programação de conteúdo ocorrerão nos dias 14 e 15 de outubro, no BarraShoppingSul, em Porto Alegre/RS. As inscrições para a captação de equipes já estão abertas e podem ser realizadas, sem custo, no site www.maratonamude.com.br.
Neste ano, a Maratona MUDE trará o conceito da polifonia da moda. “O design precisa ouvir as diversas vozes da moda, que vêm das ruas, dos movimentos sociais e das mudanças culturais do nosso tempo. Tudo é elemento para a construção de um produto que transcenda o material” , explica o consultor de Design Estratégico da Abicalçados, Dario Henke, ressaltando que o objetivo do projeto é estimular a criação de um design autoral por parte dos participantes. “A indústria de calçados, gradualmente, vai entendendo a importância da cultura do design, da criação de um produto com identidade própria”, avalia Henke.
A Batalha
As equipes terão até o dia 25 de agosto para realizarem a inscrição no site da Maratona MUDE. Cada uma deve ter quatro participantes, de preferência multidisciplinares. “Não é obrigatório, mas pela nossa experiência, a sugestão é de que as equipes sejam multidisciplinares e englobem profissionais capazes de executar todos os processos da produção de um calçado”, aconselha o gestor.
Os grupos selecionados por uma comissão de especialistas da Abicalçados farão a esperada Batalha Criativa no dia 14 de outubro. Em um período ininterrupto de 24 horas, em área central no BarraShoppingSul, as equipes deverão desenvolver três protótipos de calçados. O resultado será divulgado no dia 15, durante a programação de conteúdo da Maratona, que será anunciada em breve. A equipe com melhor resultado receberá R$ 20 mil.
A Maratona MUDE é uma realização da Abicalçados no âmbito do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido em parceria com a Apex-Brasil. Os patrocínios são da Couromoda e da Francal Feiras.
Confira imagens da segunda edição aqui.