TEXBRASIL APOIA WORKSHOPS COM ESTILISTAS INTERNACIONAIS



A dupla de portugueses Marta Marques e Paulo Almeida, da grife Marques Almeida, e a designer de moda finlandesa Satu Maaranen estiveram esta semana em São Paulo para coordenar dois dias de workshops voltados ao trabalho com as bases da indústria da moda. A novidade aconteceu no Week-End Textile, promovido pelo Première Vision São Paulo em 22 e 23 de agosto, com o apoio do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira, desenvolvido pela Abit e Apex-Brasil).
 

"Marques Almeida e Satu Maaranen não foram escolhas aleatórias. As duas marcas tem uma relação muito especial com a construção do produto em si. A inovação que ambos trazem para moda parte das suas próprias experiências quando elaboram suas roupas pelas próprias mãos. É na hora de trabalhar a modelagem, costura, estamparia de forma prática que surgem novas soluções de design. A aproximação dos nossos profissionais de moda com essas técnicas de construção, colocando a ‘mão na massa’, é essencial para desenvolver habilidades necessárias ao mercado", diz Olívia Merquior, coordenadora de moda do Première Vision São Paulo.
 

As duas labels internacionais realizaram os workshops: “Redesigning Denim”, tema da Marques Almeida, em parceria com a Canatiba; e “Estamparia Radical em Seda” proposta de Satu Maaranen junto à  Werner. Ambas as tecelãs (Canatiba e Werner) são empresas brasileiras participantes do Texbrasil. 
 

Esta primeira edição do evento foi uma parceria com o Instituto Rio Moda e reuniu diversos nomes da indústria de moda latinoamericana. “Nos surpreendemos com a qualidade do denim nacional e pudemos trocar informações preciosas com os participantes do workshop, mostrando algumas técnicas que desenvolvemos e que podem atualizar as possibilidades de trabalho das indústrias locais”, disse Marta Almeida, em nome da grife. “A interação e o interesse dos participantes permitiu que o processo fosse muito interessante para os dois lados”, completou Satu Maaranen.
 

A próxima edição do Première Vision São Paulo acontecerá nos dias 4 e 5 de novembro, reunindo compradores, imprensas, expositores, estilistas, formadores de opinião e outros visitantes profissionais do Brasil, da América Latina e de todo o mundo no Expo Center Norte, em São Paulo. 
 

Imprensa – Texbrasil