TEXBRASIL CONVERSA COM ROSANA MARQUES, GANHADORA DO PRÊMIO POTENCIAL DE EXPORTAÇÃO DA ONU



TEXBRASIL CONVERSA COM ROSANA MARQUES, GANHADORA DO PRÊMIO POTENCIAL DE EXPORTAÇÃO DA ONU

No dia 25 de outubro, aconteceu em Genebra, na Suíça, a cerimônia do Empretec Women in Business Awards 2018, promovida pela Conferência Organização das Nações Unidas sobre o Comércio e Desenvolvimento (Unctad). Rosana Marques, CEO da confecção Ouseuse, participante do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) — realizado por meio de parceria entre a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e a  Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção —, ficou entre as dez finalistas do grande prêmio de empreendedorismo feminino, levando para casa a condecoração na categoria Potencial em Exportação.

A premiação tem o objetivo de condecorar mulheres que tenham participado do Empretec, capacitação em negócios desenvolvida pela ONU e realizada no Brasil pelo Sebrae. Rosana foi a única brasileira, dentre outras 50 mulheres, selecionada para concorrer ao prêmio. Há 24 anos, a Ouseuse confecciona peças de moda íntima e participa ativamente do desenvolvimento econômico da cidade de Juruaia, no Sul de Minas.

A liderança de Rosana colaborou para transformar a pequena cidade agrícola em um polo de moda íntima formado por confecções majoritariamente comandadas por mulheres. Além de administrar a empresa, ela realiza projetos de ativismo ligado ao empreendedorismo e campanhas como a Amigas do Peito, que ajuda mulheres sobreviventes do câncer de mama que realizaram mastectomia a recuperar sua autoestima. Hoje, a empresa está presente em todos os estados do Brasil e exporta para países como Bélgica, Alemanha, Japão, Portugal, Itália e Grécia. 

O Texbrasil conversou com Rosana sobre empreendedorismo e sua experiência em Genebra. Abaixo alguns momentos dessa entrevista:

Texbrasil: Qual é a importância que essa conquista representou para você?

Rosana Marques: Foi uma das maiores conquistas de minha vida. Representar o Brasil e as mulheres brasileiras em um evento desse porte foi maravilhoso. Eu saí de Genebra realmente fortalecida a continuar o meu trabalho, nossos projetos socioambientais e associativistas, fazer com que nossa cidade Juruaia tenha cada vez mais projeção, e continuar a fazer a diferença na vida das pessoas. Sempre empreendendo e inspirando outras mulheres a empreenderem. 

Texbrasil: Você esperava ser indicada?
 

RM: Foi uma surpresa ser indicada e melhor ainda ser selecionada a estar entre as 10 finalistas. Eu realmente fiquei muito feliz pelo reconhecimento, por participar do evento e trazer o prêmio de Potencial de Exportação. Viver tudo isso marcou a minha história.  

Texbrasil: Você tem algum conselho para quem pretende empreender?

RM: A primeira atitude de um empreendedor é sempre servir e solucionar problemas dos consumidores, seja esta uma solução de serviços ou produtos. Atenda a demandas e necessidades e, principalmente, sempre acredite. Negócio bom é aquele que você se dedica e acredita.

Texbrasil: E qual é a sua estratégia de internacionalização?
 

RM: Investir em produto e principalmente em inovação é a base da nossa estratégia. Também queremos investir em feiras internacionais e desfiles. Os nossos mercados-alvo são Estados Unidos, Países Árabes e Europa.

Sobre o Texbrasil
O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo quase vinte anos, já auxiliou cerca de 1500 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 3,6 bilhões em negócios. O Programa é conduzido pela Abit em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).