TI BRASILEIRA ESTREIA NO SMART CITY EXPO WORLD CONGRESS, EM BARCELONA



Módulo Security Solutions, Calandra Soluções, Teriva Tecnologia, Facilit, Ambra Solutions, Embras e ZNC Sistemas são as sete empresas brasileiras com presença confirmada no Smart City Expo World Congress 2014, que será realizado de 18 a 20 de novembro em Barcelona, na Espanha. A iniciativa integra o projeto de promoção de exportações do setor de software e serviços de TI, desenvolvido em parceria pela Softex com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e conta para a sua realização com o apoio da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA).

 

O objetivo do encontro, do qual as companhias nacionais participam pela primeira vez, é compartilhar conhecimentos, experiências, melhores práticas e estratégias, além de estimular associações e oportunidades de negócios no crescente – e desafiador – mercado de soluções e tecnologias urbanas.

 

“Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), até 2050 as cidades deverão concentrar 70% da população do planeta. Esse cenário de forte tendência de urbanização torna necessário o enfrentamento de importantes desafios como o aumento da eficiência da gestão pública, da participação do cidadão, da mobilidade, da segurança e até mesmo da prevenção de riscos naturais. E a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) tem um papel preponderante a desempenhar na geração de serviços mais eficientes e de melhor qualidade para os cidadãos”, explica Gustavo do Vale, gestor do projeto na Softex.

“Já fornecemos, há alguns anos, soluções para projetos integrados para as maiores cidades do Brasil. Também participamos de projetos importantes como os que envolveram a realização das Eleições Eletrônicas e da Copa do Mundo deste ano no país. Durante o evento, faremos um trabalho especial de aproximação junto aos representantes das prefeituras de cidades europeias com presença confirmada. Como resultado de nossa participação na Smart City Expo, esperamos firmar parcerias por intermédio de nossos escritórios no Brasil, Estados Unidos, Inglaterra e Índia. Em nossa visão, esse encontro marca a nossa maturidade no segmento de cidades inteligentes e abre uma grande possibilidade para globalização de nossa plataforma”, analisa Fernando Nery, sócio-fundador e diretor de Desenvolvimento de Negócios da Módulo.

 

Especializada em integração de soluções, a Teriva apresentará aos visitantes do Smart City Expo sua principal ferramenta para a vertical de educação, o SchoolBe. “Trata-se de uma solução de gestão para escolas, um diário eletrônico de classe que esperamos poder levar também para o exterior”, explica Paulo de Tarso, diretor da Teriva.

 

Já a consultoria Calandra Soluções levará para a mostra a sua solução de equilíbrio fiscal para a administração municipal e a ferramenta tecnológica Calandra Alvo GPD, uma plataforma colaborativa para implementação de sistemas de melhoria de gestão.

“Adotada com sucesso em sete municípios do Estado de Santa Catarina, nossa solução de Equilíbrio Fiscal é responsável pela geração de um superávit total de R$ 48 milhões nessas localidades, que registraram aumento de arrecadação de impostos de serviço e de ocupação urbana, assim como economia nas despesas de transporte, medicamentos, merenda escolar e de comunicações”, destaca Henrique Faulhaber, diretor da Calandra.

 

Em sua quarta edição, o Smart City Expo terá a participação de delegações de 400 cidades e tem confirmada a presença de mais de 50 prefeitos, entre os quais os de Amsterdã, Bancoc, Beijing, Kyoto, Johannesburgo, Moscou, Tel-Aviv e Viena. A programação do Congresso discutirá seis temas principais – Smart Society, Tecnologia, Governança, Energia, Mobilidade e Cidade Sustentável – e reunirá 300 palestrantes de instituições e especialistas responsáveis por liderar as transformações urbanas.

 

Sobre a Softex (www.softex.br) – A Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – Softex é gestora, desde a sua criação em 1996, do Programa para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – Programa Softex, considerado prioritário pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). É uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que tem como objetivo executar atividades de apoio, desenvolvimento, promoção e fomento para a Indústria Brasileira de Software e Serviços de TI, sempre pautada pelas seguintes diretrizes: disseminação e auxílio à implantação das melhores práticas em desenvolvimento de software e gestão empresarial, capacitação de recursos humanos para o setor; auxílio à obtenção de recursos financeiros junto a fontes públicas e privadas; produção e disseminação de informações qualificadas sobre e a indústria brasileira de software e serviços de TI; apoio ao empreendedorismo e à inovação; formulação de políticas de interesse do setor; e apoio à criação e ao desenvolvimento de oportunidades de negócios tanto no Brasil como no exterior.

O “Sistema Softex” reúne mais de 2.000 empresas de todo o território nacional e é integrado por uma ampla rede formada por 22 Agentes regionais que prestam apoio e orientação local às empresas em seu entorno. As ações da Softex contam com o apoio institucional, técnico e financeiro de diversas entidades, entre as quais ABES, ABDI, Abinee, Abragames, Abvcap, Apex-Brasil, Anprotec, Assespro, BID, BNDES, Brasscom, CNI-SESI-SENAI, CNPq, Embrapa, Fenadados, Fenainfo, Finep, Frente Parlamentar de Informática, IBGE, INPI, SBC, Sebrae,  Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério da Cultura (MinC), Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ministério das Relações Exteriores (MRE) e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

 
MLP Assessoria de Imprensa
Mário Pereira (MTB. 11.549) – mario@mlpcom.com.br
Karen Kornilovicz (MTB. 25.744) – karen@mlpcom.com.br
Tel.: (11) 3064-8066