TURMA DA MÔNICA CHEGA ÀS BANCAS DO MÉXICO E AMPLIA ESTRATÉGIA DE INTERNACIONALIZAÇÃO



TURMA DA MÔNICA CHEGA ÀS BANCAS DO MÉXICO E AMPLIA ESTRATÉGIA DE INTERNACIONALIZAÇÃO

Com 60 anos de mercado, a Maurício de Sousa Produções lançou os gibis da Turma da Mônica no México durante a última edição da Conque, feira de quadrinhos e entretenimento, em Querétaro. As revistas podem ser encontradas em bancas de jornal, lojas e no próprio site da editora. Dois meses após o lançamento, a editora tem expectativa de expandir as publicações para outros países.

A Maurício de Sousa e Produções faz parte do Brazilian Publishers, projeto setorial de fomento à exportação de conteúdo editorial nacional, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

De acordo com Rodrigo Paiva, diretor de licenciamento da Maurício de Sousa Produções, os números de acesso aos conteúdos das redes sociais apontam que as histórias da Mônica têm potencial para agradar leitores do mundo todo. “Para que os personagens se tornem conhecidos do público, é fundamental a presença em outros meios e plataformas. Passamos a investir recentemente com mais ênfase na internacionalização, que ganhou impulso pela audiência de nossas animações no Youtube, por meio do qual já chegamos a 8,7 bilhões de visualizações. Países como Rússia, México, Estados Unidos, Vietnã e Bulgária possuem os maiores acessos”, afirmou Rodrigo.

As graphic novels da série Graphic MSP, em que artistas reinterpretam o universo dos personagens de Maurício de Sousa, já foram traduzidas para diversos idiomas, como italiano, alemão e francês. O personagem Neymar Jr. está em publicações na Espanha, Escandinávia e França. Já a Mônica é a única personagem a ocupar o posto como embaixadora do UNICEF desde 2007, e também é diplomada Embaixadora da Cultura Brasileira. 
Atualmente, o México representa a terceira maior audiência internacional no Youtube, com 452 mil inscritos no canal “Mónica y sus amigos”. As histórias são veiculadas em toda a América Latina por meio do canal Boomerang, da Cartoon Network.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.

Sobre a Maurício de Sousa Produções
A Maurício de Sousa Produções (MSP) é a maior empresa de produção de conteúdo do Brasil, com quase 60 anos de história e responsável por uma das marcas mais admiradas do país, a Turma da Mônica. São mais de 400 personagens criados e mais de 1 bilhão de revistas vendidas. Na área editorial, possui um dos maiores estúdios do setor no mundo – responsável pela venda de milhões de livros todos os anos. A companhia responde por mais de 80% das vendas de histórias em quadrinhos do mercado brasileiro.