TV DIGITAL ABERTA BRASILEIRA SERÁ DESTAQUE NA NAB SHOW



TV DIGITAL ABERTA BRASILEIRA SERÁ DESTAQUE NA NAB SHOW

 

 

As empresas brasileiras que produzem equipamentos de radiodifusão estão de olho no desenvolvimento de negócios no mercado internacional para ampliar as exportações, principalmente na América Latina e na África. Por isso, participam da NAB Show, maior feira de broadcast do mundo. O pavilhão brasileiro do evento é coordenado pelo Projeto Setorial Eletroeletrônicos Brasil, desenvolvido em parceria pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica (SINDVEL). A expectativa é gerar vendas na ordem de R$ 48 milhões em 2016 a partir das negociações iniciadas no evento. Outro motivo para ampliar a atuação em outros mercados é que o Governo Federal prorrogou mais uma vez o prazo para que todas as emissoras de televisão migrem para o sistema de transmissão digital até 2023. A data limite foi alterada em função da dificuldade das emissoras em implantarem integralmente o padrão digital, já que o custo dos equipamentos é muito elevado.

 

De acordo com o presidente do Sindvel, Roberto de Souza Pinto, o evento é uma grande vitrine para as empresas brasileiras. Em 2015, apenas nos dias de feira, foram fechados negócios superiores a US$ 200 mil, ou seja, cerca de R$ 800 mil, que ao longo do ano somaram US$ 9,6 milhões, cerca de R$ 38 milhões. Segundo Roberto, este ano a expectativa é ainda maior. “Esperamos aumentar o volume de vendas durante o evento em mais de 15%, o que vai nos auxiliar a alcançar nossa meta de exportação anual, que em 2016 está prevista na casa dos US$ 12 milhões”, diz. O padrão brasileiro de TV Digital, o Integrated Services Digital Broadcasting – Terrestrial (ISDB-T), já foi adotado por 16 nações da América do Sul e Central, África e Ásia, e atualmente atinge 562 milhões de pessoas, sendo o segundo mais utilizado no mundo. Alguns dos equipamentos dessa tecnologia são produzidos no Vale da Eletrônica, instalado em Santa Rita do Sapucaí (MG), um dos principais polos tecnológicos do país.

 

A NAB Show contará com mais de 1.700 expositores de 160 países e 26.319 visitantes. No total, 16 empresas nacionais participarão da NAB Show nos dias 18 e 21 de abril, em Las Vegas, EUA. São elas: Biquad, EiTV, Ideal Antenas, Inatel, Media Portal, Opic Telecom, Playlist, RF Mídia, Screen Service, ShowCase Pro, Snews, Tecsys, Teletronix, TQTVD, TSDA, VoiceInteraction. O pavilhão brasileiro do evento é coordenado pelo Projeto Setorial Eletroeletrônicos Brasil.

 

Inovação

O televisor, que antes transmitia apenas som e imagem, passa a ter um leque diferenciado de serviços que transformará positivamente a vida das pessoas. O grande diferencial do futuro é a possibilidade de executar aplicativos de interatividade na TV digital aberta, permitindo oferecer serviços dos canais públicos e privados ao telespectador, além de facilitar o acesso às informações pela população mais carente. De acordo com estudos realizados pelo Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD), as possibilidades de uso da interatividade na TV digital são inúmeras, tais como a realização de ensino e treinamento à distância; a disponibilização de informações sobre o clima e as condições das rodovias e aeroportos; a participação em pesquisas; a solicitação de documentos em órgãos públicos; realizar a movimentação bancária e até realização de agendamento de consultas médicas na rede pública de saúde.

 

Nab Show

 

Data: 18 a 21 de abril

 

Local: Las Vegas

 

Empresas participantes: Biquad, EiTV, Ideal Antenas, Inatel, Media Portal, Opic Telecom,

Playlist, RF Mídia, Screen Service, ShowCase Pro, Snews,

Tecsys, Teletronix, TQTVD, TSDA, VoiceInteraction

 

Negócios provenientes da NAB Show 2015: US$ 9,6 milhões, Cerca de R$ 38 milhões

 

Expectativa de Negócios 2016: Superior a R$ 48 milhões