VENDAS BRASILEIRAS CRESCEM NA AGRITECHNICA 2015 NA ALEMANHA



VENDAS BRASILEIRAS CRESCEM NA AGRITECHNICA 2015 NA ALEMANHA

 

O Brasil superou marcas históricas na maior feira de tecnologia agrícola do mundo, que aconteceu de 09 a 14 de novembro, em Hannover, na Alemanha. As seis empresas brasileiras presentes na Agritechnica 2015 alcançaram US$ 13.7 milhões em negócios fechados durante o evento, contra US$ 700 mil de vendas efetuadas na edição anterior, em 2013, registrando assim um aumento de 1880%. Entre negócios fechados e vendas futuras para os próximos meses o montante registrado sobre para US$ 64.6 milhões, mais de 600% em relação à edição de 2013, quando foram registrados negócios totais na ordem de US$ 7.9 milhões.

 

 A Agritechnica 2015 reuniu mais de três mil expositores de cerca de 50 países, recebeu perto de 500 mil visitantes e compradores de mais de 100 países. A participação brasileira foi organizada pelo Programa Brazil Machinery Solutions (BMS), resultado da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), que visa à promoção das exportações brasileiras de máquinas e equipamentos e o fortalecimento da imagem do Brasil como fabricante de bens de capital mecânico.

 

As empresas presentes no estande do Programa BMS (Brasélio, Casp, Jan, Colombo, Stara e Bristol) realizaram negócios com países como Alemanha, Arábia Saudita, Bulgária, Canadá, China, Holanda, Inglaterra, Irlanda, Itália, Portugal, Romênia, Rússia e Ucrânia. De acordo com o diretor executivo de Comércio Exterior da ABIMAQ e gerente do Programa BMS, Klaus Curt Müller, o processo de internacionalização da indústria de máquinas e equipamentos para este setor vem se consolidando ano a ano. “O Programa BMS tem priorizado eventos que possibilitem bons negócios e uma grande rede de contatos internacionais para que nossas empresas cada vez mais invistam em sua vocação exportadora”, ressalta o diretor. “E os resultados estão claros, pois os números desta feira demonstraram que para cada dólar investido na Agritechnica 2015, as empresas obtiveram a média de retorno de US$ 597,66”, explica ele.

 

Algumas das empresas que embarcaram para a Alemanha também estiveram junto com o Programa BMS em dois outros importantes eventos internacionais do setor agrícola este ano. “Na 16ª. Rodada Internacional de Negócios realizada em abril, durante a Agrishow 2015, houve negociações com compradores estrangeiros de 13 países de cinco diferentes continentes, registrando US$ 17,2 milhões, 43% a mais que a edição anterior da feira, que acontece anualmente no Brasil. Já na Agroexpo 2015, realizada na Colômbia em julho, o Programa BMS levou 14 empresas, que registraram US$ 11,3 milhões em negócios fechados e futuros com seis países das Américas, incluindo os EUA, montante este 20% superior à edição anterior do evento, realizada em 2013”, conta ao diretor. Em 2014, o país exportou US$ 998 milhões de dólares. Os principais compradores são Paraguai, Argentina e Venezuela, que juntos representaram US$ 475 milhões.

 

Sobre a Apex-Brasil – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos. Em parceria com entidades setoriais, a Agência organiza ações de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em feiras internacionais e visitas de compradores estrangeiros para conhecer a estrutura produtiva brasileira. Também coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o País, trabalhando na identificação de oportunidades de negócios e na promoção de eventos estratégicos e oferecendo apoio ao investidor estrangeiro. Mais informações  www.apexbrasil.com.br

 

 Sobre a ABIMAQ –  A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) foi fundada em 1975, com o objetivo de atuar em favor do fortalecimento da indústria nacional, mobilizando o setor, realizando ações junto às instâncias politicas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial. Mais informações: www.abimaq.org.br

 

 Sobre o Programa Brazil Machinery Solutions – Fruto da parceria entre a ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), o Programa Brazil Machinery Solutions visa à promoção das exportações brasileiras de máquinas e equipamentos, assim como fortalecer a imagem do Brasil como fabricante de bens de capital mecânico. O BMS possui atualmente cerca de 260 empresas-membro, atuantes nos mais diversos setores, como o agrícola, têxtil, de mineração, plástico, embalagens, entre outros. Para mais informações, acesse: www.brazilmachinery.com

 

Imprensa e Comunicação do Programa BMS:

Júlia Meriqui – Tel: +55 (11) 5582-5758

e-mail julia.meriqui@brazilmachinery.com

 

novembro/2015