WORKSHOP EM SÃO PAULO DEBATE INOVAÇÃO NO SETOR DE VIDROS
Apresentar para as grandes empresas do setor de vidros boas práticas e tendências no design de vidros foi o objetivo do Workshop Glass Innovation, realizado pelo programa Design Export Grandes Empresas na última quarta-feira (10/12), em São Paulo.
O Design Export Grandes Empresas é desenvolvido em parceria com a Abedesign (Associação Brasileira das Empresas de Design) e beneficia, neste primeiro momento, oito empresas integrantes do Glass Brasil, projeto setorial da Agência em parceria com o Sindicato da Indústria de Vidros e Cristais Planos e Ocos do Estado de São Paulo (SINDIVIDRO).
O seminário contou com apresentação de dois palestrantes da Finlândia, país que é hoje a principal referência mundial em design de vidro. O professor da Universidade Aalto, Tapio Yli-Viikari, e a gerente de Produto da empresa finlandesa IItala, Raija Siikamäki, falaram aos presentes sobre o processo de desenvolvimento de produtos e inovação nas empresas, além da aplicação do design thinking neste processo.
Marco Aurélio Lobo, gerente de Inovação e Design da Apex-Brasil, abriu o Workshop falando sobre a importância do design para a competitividade. Marco apresentou casos de sucesso e mostrou como é possível incorporar a riqueza cultural brasileira ao design, gerando produtos únicos e de maior valor agregado. “Hoje o consumidor tem acesso a produtos de todo o mundo, por meio da internet. E ele quer algo diferenciado, original. O design é uma ferramenta que nos possibilitará ganhar novos mercados”, afirmou.
De acordo com a gestora do projeto DEGE, Andreia Gentilini Milan, o design tem sido cada vez mais valorizado pela indústria, sendo o setor de vidro um dos destaques. “O potencial é enorme e o design é primordial para tornar os negócios mais competitivos. Eventos como o Workshop Innovation Glass são importantes para o compartilhamento de experiências e dos cases de sucesso do mercado internacional”, destaca.
Os convidados finlandeses visitaram, antes do evento, fábricas do setor de vidro e escritórios de design, em uma agenda organizada pela Agência. “Há muita coisa a ser feita, mas acho que vocês estão no caminho. Essa enorme riqueza cultural do país pode ser fonte de inspiração para o design e criação dos produtos. A questão da sustentabilidade também é importante mundialmente e, considerando a grande biodiversidade brasileira, este ponto pode ser um bom começo para o design brasileiro conquistar espaço em novos mercados”, afirmou Raija Siikamäki.
Design Export Grandes Empresas
Por meio do projeto, entre julho e setembro deste ano as empresas tiveram o apoio de uma consultoria para identificar qual seria o projeto a ser desenvolvido que traria mais impactos na estratégia da empresa. O trabalho indicou a realização de projetos de Design de Produto, Estratégico, Gráfico, Digital, de Embalagem, de Branding e de reformulações em Ponto de Venda.
As empresas participantes do projeto são Decorglass, Invicta, Luvidarte, Nadir Figueiredo, Oxford Porcelanas, Cristaleria Ruvolo, Cristais São Marcos e Wheaton.
Design Export
Em 2013, a Apex-Brasil lançou o programa Design Export com o objetivo de incentivar empresas brasileiras a terem o design em suas agendas estratégicas, para produtos, processos, marketing, dentre outros.
Em 12 meses, 90 empresas de médio e pequeno porte, principalmente, desenvolveram inovações no âmbito do Design Export.
Imprensa – Apex-Brasil
(61) 2027-0775
www.apexbrasil.com.br