WORKSHOP EM SÃO PAULO DEBATE INOVAÇÃO NO SETOR DE VIDROS



WORKSHOP EM SÃO PAULO DEBATE INOVAÇÃO NO SETOR DE VIDROS

Apresentar para as grandes empresas do setor de vidros boas práticas e tendências no design de vidros foi o objetivo do Workshop Glass Innovation, realizado pelo programa Design Export Grandes Empresas na última quarta-feira (10/12), em São Paulo.

 

O Design Export Grandes Empresas é desenvolvido em parceria com a Abedesign (Associação Brasileira das Empresas de Design) e beneficia, neste primeiro momento, oito empresas integrantes do Glass Brasil, projeto setorial da Agência em parceria com o Sindicato da Indústria de Vidros e Cristais Planos e Ocos do Estado de São Paulo (SINDIVIDRO).

 

O seminário contou com apresentação de dois palestrantes da Finlândia, país que é hoje a principal referência mundial em design de vidro. O professor da Universidade Aalto, Tapio Yli-Viikari, e a gerente de Produto da empresa finlandesa IItala, Raija Siikamäki, falaram aos presentes sobre o processo de desenvolvimento de produtos e inovação nas empresas, além da aplicação do design thinking neste processo.

 

Marco Aurélio Lobo, gerente de Inovação e Design da Apex-Brasil, abriu o Workshop falando sobre a importância do design para a competitividade. Marco apresentou casos de sucesso e mostrou como é possível incorporar a riqueza cultural brasileira ao design, gerando produtos únicos e de maior valor agregado. “Hoje o consumidor tem acesso a produtos de todo o mundo, por meio da internet. E ele quer algo diferenciado, original. O design é uma ferramenta que nos possibilitará ganhar novos mercados”, afirmou.

 

De acordo com a gestora do projeto DEGE, Andreia Gentilini Milan, o design tem sido cada vez mais valorizado pela indústria, sendo o setor de vidro um dos destaques. “O potencial é enorme e o design é primordial para tornar os negócios mais competitivos. Eventos como o Workshop Innovation Glass são importantes para o compartilhamento de experiências e dos cases de sucesso do mercado internacional”, destaca.

 

Os convidados finlandeses visitaram, antes do evento, fábricas do setor de vidro e escritórios de design, em uma agenda organizada pela Agência. “Há muita coisa a ser feita, mas acho que vocês estão no caminho. Essa enorme riqueza cultural do país pode ser fonte de inspiração para o design e criação dos produtos. A questão da sustentabilidade também é importante mundialmente e, considerando a grande biodiversidade brasileira, este ponto pode ser um bom começo para o design brasileiro conquistar espaço em novos mercados”, afirmou Raija Siikamäki.

 

Design Export Grandes Empresas

 

Por meio do projeto, entre julho e setembro deste ano as empresas tiveram o apoio de uma consultoria para identificar qual seria o projeto a ser desenvolvido que traria mais impactos na estratégia da empresa. O trabalho indicou a realização de projetos de Design de Produto, Estratégico, Gráfico, Digital, de Embalagem, de Branding e de reformulações em Ponto de Venda.

As empresas participantes do projeto são Decorglass, Invicta, Luvidarte, Nadir Figueiredo, Oxford Porcelanas, Cristaleria Ruvolo, Cristais São Marcos e Wheaton.

 

Design Export

 

Em 2013, a Apex-Brasil lançou o programa Design Export com o objetivo de incentivar empresas brasileiras a terem o design em suas agendas estratégicas, para produtos, processos, marketing, dentre outros.

Em 12 meses, 90 empresas de médio e pequeno porte, principalmente, desenvolveram inovações no âmbito do Design Export.

 

Imprensa – Apex-Brasil

(61) 2027-0775

www.apexbrasil.com.br