WORLD FOOD MOSCOW TRAZ U$ 99,9 MI PARA EMPRESAS BRASILEIRAS



WORLD FOOD MOSCOW TRAZ U$ 99,9 MI PARA EMPRESAS BRASILEIRAS

 

As empresas brasileiras participantes da feira World Food Moscow, na Rússia, voltaram para casa com uma expectativa de US$ 99,9 milhões entre negócios imediatos e a serem fechados nos próximos 12 meses, resultado das 430 reuniões realizadas com compradores russos. A presença brasileira foi organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC) e a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

 

A World Food Moscow é a maior feira de alimentos, bebidas e agronegócios da Rússia. A relação comercial entre Brasil e Rússia é concentrada nas exportações brasileiras de carnes. O Brasil é o principal fornecedor de carnes para a Rússia, tendo participado com 43,7% do total importado pelo país em 2014, de acordo com o Global Trade Information Services (GTIS).

 

Em 2014 o Brasil exportou US$ 3,8 bilhões para a Rússia e importou US$ 3 bilhões, gerando um superávit de US$ 800 milhões na balança comercial, de acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). As carnes bovina, suína e de frango representaram 63,5% do total das vendas brasileiras para o mercado russo.

 

A feira aconteceu na mesma semana que a Missão Empresarial a Rússia e Polônia, liderada pelo vice-presidente da República, Michel Temer. A Apex-Brasil também integrou a missão, ajudando a organizar encontros empresariais, buscando aproximação e prospecção de negócios para vários setores, visando à ampliação da pauta e do fluxo de comércio.  “Os resultados da Missão foram muito positivos no que diz respeito ao incremento de negócios entre o Brasil e os dois países visitados, que fazem parte dos mercados prioritários do Plano Nacional de Exportações e são alvos das ações de promoção comercial e atração de investimentos desenvolvidas pela Apex-Brasil”, disse o presidente da Agência, David Barioni Neto.

 

Representantes dos setores de máquinas e equipamentos, equipamentos médico-hospitalares e odontológicos, e energias renováveis integraram a comitiva, além dos participantes da feira World Food Moscow. Eles estiveram em reuniões de networking e nos dois encontros empresariais realizados em Moscou e em Varsóvia. Houve uma importante aproximação, tanto entre empresas brasileiras e russas quanto entre governos e empresas, também em outros setores como tecnologia da Informação, parques tecnológicos, turismo, soluções de logística, defesa e aeroespacial.  A Apex- Brasil faz parte do grupo de trabalho liderado pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), criado para discutir as possibilidades e oportunidades de negócios e já está programando um roadshow com empresas dos setores de interesse para o primeiro trimestre de 2016.

 

Mais informações para a imprensa: imprensa@apexbrasil.com.br  55 61 2027 9775