WVEF SUPERA EXPECTATIVAS DE NEGÓCIOS



WVEF SUPERA EXPECTATIVAS DE NEGÓCIOS

Teve fim, na última quinta-feira (3), o evento que reuniu mais de 300 empresárias de 42 países para fazer negócios, parcerias e networking. O Women Vendors Exhibition and Forum, foi uma iniciativa fruto de parceria entre o International Trade Center e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).  Foi a primeira edição do evento no Brasil, e o resultado superou qualquer previsão: em vez dos US$ 3 milhões esperados, as rodadas se encerraram com US$ 20 milhões em expectativas de negócios gerados entre os quatro setores representados – café, alimentos gourmet, tecnologia da informação e serviços.

 

“Estamos muito entusiasmados com estes números. A superação do nosso objetivo inicial indica que estamos no caminho certo: é preciso estabelecer medidas para que as empresas lideradas por mulheres possam se encontrar e fazer negócios”, afirmou o presidente da Apex-Brasil, David Barioni, que esteve no primeiro dia do evento, o Trailzblazers Summit, discutindo políticas públicas internacionais de incentivo para inserção econômica das mulheres. Na ocasião, foi firmada com a Rede Mulher Empreendedora uma parceria no valor de R$ 500 mil para capacitar 6 mil companhias chefiadas por mulheres nos próximos dois anos.

 

O evento foi composto por três dias de atividades diferentes. No primeiro, o TrailBlazers Summit, cem convidados se reuniram no Hotel Intercontinental, em São Paulo, para discutir políticas públicas de empoderamento econômico das mulheres. O objetivo foi chegar, no fim do dia, a um call to action em que várias das autoridades presentes – incluindo agências de promoção de exportações em países como Nigéria e Congo e representantes do governo de países como Índia e Angola – se comprometeram a criar iniciativas em seus países para favorecer a igualdade entre gêneros nos negócios. Nos dois últimos dias, foi a vez de cerca de 300 empresárias se reunirem com 30 grandes empresas compradoras mundias para vender seus produtos e serviços nos halls do Hotel Maksoud Plaza.

 

Os depoimentos das participantes foram inspiradores. Anna Mokgokong, cofundadora da Community Investment Holdings, da África do Sul, contou sobre as dificuldades que teve de enfrentar para chegar até o alto cargo que ocupa hoje. “Eu nasci no Soweto, a maior favela de Johanesburgo, na época do apartheid. Mesmo assim, aos oito anos, já sabia que seria empreendedora e, contra todas as adversidades econômicas, fundei meu centro de saúde anos depois”, narrou. Já Janete Vaz, diretora-executiva dos Laboratórios Sabin, enfatizou que 75% dos 3 mil colaboradores de seu negócio são mulheres, e que elas ocupam 90% dos cargos de liderança da empresa, que hoje já é a quarta maior do Brasil. Yasmin Darwich, da Federação Internacional de Negócios de Mulheres (BPW), enfatizou que as empreendedoras precisam se unir para fomentar seus negócios. “Cada mulher do mundo precisa se dedicar a esta causa. Nós temos o poder, agora precisamos agir”, afirmou.

 

Outra importante conquista do evento foi o anúncio do ganhador do desafio Tech Challenge, promovido por ITC, Google e CI&T. Mais de cem empresas ao redor do mundo se inscreveram com o objetivo de criar um projeto de plataforma online que conecte empreendedoras do mundo inteiro e facilite que grandes companhias encontrem fornecedores comandados por mulheres. A ganhadora foi a queniana Catherine Njau, da empresa GBC Team sediada em Nairóbi. Ela trabalhará junto ao Google para desenvolver a plataforma. A brasileira Brenda Miranda levou a menção honrosa pelo aplicativo EmpowerIt.