A convite do BME, programadores internacionais visitam o Brasil e prospectam negócios



A convite do BME, programadores internacionais visitam o Brasil e prospectam negócios

Os players marcaram presença no Porto Musical, em Recife, e também participaram do Warm Up para o Brasil Music Summit, realizado em São Paulo.

O Brasil Music Exchange (BME) – projeto de exportação de música brasileira realizado por meio de uma parceria entre a BM&A e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) –, trouxe em fevereiro um grupo de três programadores de eventos internacionais e um radialista ao Brasil. O grupo conferiu o que de melhor tem acontecido na cena brasileira e cumpriu agenda nas cidades de São Paulo e Recife. O objetivo foi prospectar possíveis parcerias e shows de artistas locais para seus países e projetos.

Entre os convidados, Christine Badier, da New Morning (França); David Peñaloza, da rádio Ibero 90.9 FM (México); Jordana Leigh, do Lincoln Center (Estados Unidos) e Ruari Frew, do The Columbo Group/ Jazz Cafe (Inglaterra). De 13 e 15 de fevereiro, os players estiveram na 9ª edição do Porto Musical, em Recife. O evento promoveu o encontro de profissionais da música com o objetivo de criar redes de contato com troca de ideias e experiências, além de trazer grandes oportunidades de negócio, atividade que realiza desde 2005.

Além de diversos contatos feitos com artistas e profissionais da música, os convidados também conferiram shows, workshops, palestras e muito mais. Peñaloza, jornalista e radialista, teve a oportunidade de entrevistar artistas no backstage do evento e levar conteúdo rico para o público mexicano conhecer a cultura brasileira.

Daniel Nogueira, coordenador de projetos na BM&A, descreve a viagem como positiva e bastante promissora para um futuro próximo. “Os players, além de se divertirem muito, puderam também ver o valor que a música brasileira tem e seu potencial para o crescimento lá fora. Tenho certeza que muitos frutos sairão dessa ida ao evento e estou ansioso para ver os próximos passos destes parceiros”, ele completa.

Além da ida ao Porto Musical, os convidados também compareceram no Warm Up para o Brasil Music Summit, evento que acontece em São Paulo, entre os dias 6 e 10 de outubro. Na festa, aconteceu bate-papo entre os programadores e convidados, show da banda brasileira Nômade Orquestra e happy hour de comes e bebes com apoio da Casal Garcia.

Ruari Frew descreveu as duas experiências como maravilhosas, comemorando a ida a Recife repleta de “música, praias belíssimas, comida gostosa e pessoas interessantes”. O programador conta que pode conhecer e assistir de perto a vários nomes da música local, destacando a versatilidade e performances dos artistas que estavam no line-up do evento. Ruari também agradeceu à BM&A pela parceria e avaliou o bate-papo no Warm Up como “agregador”, uma vez que trocou informações e experiências com diversos profissionais da música brasileira durante o evento.

Sobre o BME

O Brasil Music Exchange (BME) é um projeto de auxílio à exportação de música desenvolvido desde 2002 por meio de uma parceria entre a Brasil Música & Artes (BM&A) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Para essa finalidade, o BME realiza diversas atividades de promoção de negócios e imagem internacional.