A hora e a vez do crochê: linhas da Círculo S/A invadem a passarela da SPFW



A hora e a vez do crochê: linhas da Círculo S/A invadem a passarela da SPFW

A marca de linhas e fios Círculo S/A, que faz parte do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) — resultado de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) — apresenta duas parcerias durante a São Paulo Fashion Week, uma das mais relevantes semana de moda do Brasil.

A primeira parceria é com a estilista Renata Buzzo, que cruzou a passarela da SPFW no último domingo (27). A coleção é inspirada em um poema da própria Buzzo, “Júpiter e Saturno”, sobre a conjunção astronômica desses dois planetas, que aconteceu em 2020.

Cardigãs, saias e blusões compõem a coleção em peças inteiras de tricô de máquina e aplicações manuais dos tecidos em tapeçaria. “Usamos o fio Urbano da Círculo S/A, que possui um acabamento estonado e moderno, para desenvolver peças e os detalhes artesanais. A parceria com esta marca reflete também no meu propósito de moda, pois ela é toda pautada no processo manual”, conta Renata.

Ponto Firme

A outra parceria da Círculo a fazer parte da Semana de Moda é com o projeto Ponto Firme, liderado pelo estilista Gustavo Silvestre, que participa pela quarta vez do evento. Com foco em sustentabilidade, o tema da coleção é recycle e upcycling, propondo uma reflexão sobre o ciclo de vida das roupas e o consumo consciente.

Criado em 2015, o Projeto oferece formação técnica em crochê para sentenciados da Penitenciária Desembargador Adriano Marrey, em Guarulhos (SP). A Círculo S/A é responsável por fornecer os materiais usados pelos alunos em seu desenvolvimento profissional.

A coleção apresentada na SPFW foi desenvolvida por Gustavo, ao lado dos artesãos Anderson Figueiredo, Tiago Araújo e Anderson Joaquim, reeducandos da Penitenciária Desembargador Adriano Marrey, em Guarulhos (SP).

O Ponto Firme apresentou no último domingo (27) 30 looks e seis máscaras. “É um trabalho coletivo que promove um olhar para o reaproveitamento na moda e gera uma reflexão sobre o ciclo de vida das roupas aliado às práticas socioambientais. Estamos propondo prolongá-lo ao máximo possível com essa coleção”, comenta Anderson Figueiredo.

Sobre o Texbrasil

O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de 20 anos, já auxiliou cerca de 1600 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 9 bilhões em negócios. O Programa é realizado por meio de uma parceria entre a Abit e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil)