ABF e Apex-Brasil anunciam marcas chanceladas com Certificado de Franquia Internacional 2021



ABF e Apex-Brasil anunciam marcas chanceladas com Certificado de Franquia Internacional 2021

52 franquias foram contempladas na 3ª edição da iniciativa, que foi criada no âmbito do programa Franchising Brasil

São Paulo, dezembro de 2021 – A ABF – Associação Brasileira de Franchising e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) anunciam as marcas chanceladas na 3ª edição do Certificado de Franquia Internacional. A iniciativa é parte do Franchising Brasil, programa de internacionalização fruto de uma parceria entre ambas as instituições para impulsionar a expansão e consolidação além-fronteiras das franquias brasileiras. Em 2021, foram contempladas 52 redes, o mesmo número de 2020, sendo que 11 são estreantes.

O certificado tem o objetivo reconhecer as redes mais adiantadas no processo de internacionalização e engajar os profissionais em missões internacionais, rodadas de negócio, eventos e outras iniciativas. A chancela divide as marcas em quatro categorias: Pleno, Sênior, Master e Mega. Essa segmentação é realizada com base no número de unidades e quantidade de países nos quais as redes estão presentes.

Houve um aumento do número somado de unidades das redes chanceladas, passando 1123 em 2020, para 1135 em 2021, indicando que, mesmo durante a pandemia, as redes de franquia brasileira mantiveram seus planos de expansão no exterior. As redes Açaí Concept, Acqua Zero, Anjos Colchões, Bibi, Casa do Construtor, Emagracentro, Espaço Laser, Hope Lingerie, iGUi, Maple Bear e Oak Berry tiveram um saldo positivo na abertura de unidades no mercado internacional.

“Em sua terceira edição, o Certificado de Franquia Internacional se consolida como um importante reconhecimento para as franquias que possuem estratégias internacionais”, afirma Bruno Amado, gerente executivo do Franchising Brasil e de internacionalização da ABF. “Essa chancela já é reconhecida junto aos investidores internacionais”, completa.

O movimento de internacionalização das marcas brasileiras no exterior se manteve estável em 2020 na comparação com 2019, segundo o último balanço da ABF sobre o tema. São 163 marcas presentes em 106 países. Entre as nações top 10 com maior presença de marcas made in Brazil, os Estados Unidos seguem liderando a lista, com Portugal em segundo lugar e o Paraguai em terceiro. No ano passado, Peru (20%), Angola (14%) e Equador (10%) foram os países que registraram maior variação na presença das redes brasileiras. Com relação aos segmentos, Moda historicamente permanece com maior participação do franchising brasileiro no exterior, acompanhado por Saúde, Beleza e Bem-Estar e Alimentação.

LISTA COMPLETA DAS MARCAS CHANCELADAS EM 2021

PLENO

ARQUIVAR – GESTÃO DE DOCUMENTOS

CAFÉ DU CENTRE

CARICANECAS

CASA DO CONSTRUTOR

COIFE ODONTO

DEPYL ACTION

DIOLASER

ECHOSIS

FAST AÇAÍ

FICHIPS FOOD

LEZ A LEZ

LIZ LINGERIE

MAGRASS

NTW CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL

NUMBER ONE CHICKEN

ONODERA ESTÉTICA

PORTER ACESSO SEGURO

SANTA LOLLA

SUPERGEEKS

TURQUESA ESMALTERIA

SÊNIOR

AÇAÍ CONCEPT

ACQUAZERO

ANJOS COLCHÕES

BATERAS BEAT MUSIC SCHOOL

BIBI

CLEANNEW

DOUTOR SOFÁ

EMAGRECENTRO

ESPAÇOLASER

HOPE LINGERIE

HOT N’ TENDER

INSTITUTO EMBELLEZE

KINGDOM AÇAÍ

LIMPEZA COM ZELO

MORANA

MUNDO À PARTE

NUTTY BAVARIAN

ORTOPLAN – ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS

PIZZA CREK

PUKET

QUEM DISSE, BERENICE?

SÓBRANCELHAS

SOBRANCELHAS DESIGN

SUSHIRÃO

USAFLEX

MASTER

CHILLI BEANS

MEGA

IGUI

KUMON

LOCALIZA

MAPLE BEAR

O BOTICÁRIO

OAKBERRY AÇAÍ BOWLS

Sobre a ABF

A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registra um faturamento anual superior a R$ 167 bilhões, mais de 156 mil unidades e cerca de 2.600 marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por aproximadamente 2,7% do PIB e emprega diretamente mais de 1,2 milhão de trabalhadores. Atualmente com mais de 1.300 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Sul, Minas Gerais, Centro-Oeste, Nordeste e Interior de São Paulo), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. O propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor.

Sobre a Apex-Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira, realizando ações diversificadas de promoção comercial para promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com os setores público e privado na atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Sobre o Franchising Brasil

O Franchising Brasil é um projeto conjunto da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que visa a apoiar a estratégia de internacionalização das redes brasileiras de franquias e sua promoção comercial internacional. A iniciativa foi concebida para promover este reconhecido modelo de negócios nos principais mercados internacionais.