Abicab assina manifesto em apoio às exportações



Abicab assina manifesto em apoio às exportações

A Abicab, em conjunto com outras 62 entidades setoriais, assinou um manifesto de apoio à Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O manifesto foi publicado no momento em que o julgamento de uma ação no Supremo Tribunal Federal poderia colocar em risco o orçamento anual da Apex-Brasil, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Um pedido de destaque do ministro Gilmar Mendes retirou o tema da pauta, que não tem nova data para voltar à análise.

O julgamento trata da Emenda Constitucional l n.º 33, de 2001, que regulamenta a cobrança de contribuições sociais e de Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico (Cides). A intenção original da emenda era ajustar a tributação do setor de combustíveis, petróleo e derivados, mas sua redação abriu espaço para questionamentos a respeito de contribuições que dão origem aos orçamentos de instituições como a Apex e o Sebrae.

No manifesto, que pode ser consultado no site do projeto Brasil Sweets and Snacks, as entidades destacam a importância da continuidade do  trabalho desenvolvido pela Apex-Brasil no processo de internacionalização da economia brasileira, bem como a relevância das agências de promoção  em outros 187 países que buscam sua expansão no mercado internacional.

Entre os anos 2015 e 2019, a Apex-Brasil firmou parcerias com mais de 100 entidades setoriais, por meio de 240 convênios, e apoiou mais de 30 mil empresas, colaborando com a exportação de US$ 280 bilhões.

A Abicab possui parceria com a Apex-Brasil desde 1998. Atualmente, o projeto resultante desta parceria (Brasil Sweets and Snacks) atende 57 empresas e tem possibilitado manter a forte atuação do Brasil no ramo de confectionery em todos os continentes, com alcance de 172 países, em 2019, e crescimento de 30% em valor de produtos exportados nos últimos seis anos.

Sobre a ABICAB

A Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas – ABICAB foi fundada em 1957 e representa os principais fabricantes do país junto às esferas pública e privada, no Brasil. A indústria brasileira nestes setores fatura cerca de R$ 28 bilhões e gera mais de 37 mil empregos diretos. A entidade, que representa atualmente 92% do mercado de chocolates, 93% do mercado de balas e confeitos e 62% do mercado de amendoim, tem como objetivo central desenvolver, proteger e promover as indústrias associadas, estimulando ações para o fomento dos mercados interno e externo nestes setores, bem como o consumo responsável dos produtos. 

SOBRE A APEX-BRASIL – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a Apex-Brasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.