Abicab firma parceria com Câmara de Comercio Brasil-Canadá



Abicab firma parceria com Câmara de Comercio Brasil-Canadá

Acordo visa apoio às empresas do Projeto Brasil Sweets and Snacks durante o Brazilian Week CCBC Online Festival

A Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab) anuncia parceria com a Câmara de Comercio Brasil-Canadá (CCBC) para participação no Brazilian Week CCBC Online Festival que acontecerá entre 7 e 10 de setembro 2021. O evento contará com uma série de atividades, webinar sobre oportunidades do mercado canadense, rodada de negócios virtuais com compradores canadenses e reunião preparatória para as empresas participantes da rodada. A parceria contempla, também, ações antes e após o evento.


O Brazilian Week CCBC Online Festival será uma oportunidade para as empresas participantes do Projeto Brasil Sweets and Snacks, projeto criado por meio de uma parceria entre a Abicab e a Apex-Brasil, participarem de uma série de atividades com foco no mercado canadense.


“Atualmente, o Canadá é país-alvo do Projeto Brasil Sweets and Snacks, visto o potencial deste mercado na região. Segundo dados do Comexstat, o Canadá foi o 10º maior destino dos setores em 2020, exportando USD 21, 7 milhões em chocolates, amendoim e balas. Entre 2018 e 2020 o setor apresentou um crescimento de 158% em valor nas exportações para o mercado canadense. O ambiente comercial amigável e uma variedade de importadores em todo país indicam uma boa oportunidade para a entrada de produtos brasileiros. Além disso, o país possui uma grande rede de acordos comerciais e cinco em fase de negociação, um deles com o Mercosul, indicando um futuro acordo de livre comércio, o que intensificará também as relações comerciais do setor de confectionery e snacks com esse mercado”, afirma Ubiracy Fonsêca, presidente da Abicab.


“A parceria entre a CCBC e a ABICAB prevê uma série de atividades que incluem um webinar sobre oportunidades do mercado canadense, uma rodada de negócios virtuais com compradores canadenses e reuniões preparatórias para as empresas participantes da rodada. É um projeto que visa promover os produtos do setor junto ao mercado Canadense de forma estratégica e recorrente, não se limitando a uma atividade isolada” comenta Paulo de Castro Reis, diretor de Relações Institucionais da CCBC. “O Canadá é o 6° maior importador de chocolates do mundo e o 12° maior importador de cacau. Há enorme potencial para aumentarmos a participação do Brasil neste mercado, e as atividades programadas para antes, durante e depois da Brazilian Week contribuirão para alavancar novos negócios”
A primeira edição do Brazilian Week CCBC Online Festival, em 2020, contou com mais de 70 palestrantes, em 5 dias de evento com 25 horas de transmissão ao vivo, para falar de três pilares relacionados ao Brasil e ao DNA da própria CCBC: oportunidades de negócios, inovação e cultura.


Sobre a ABICAB

A Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas – ABICAB foi fundada em 1957 e representa os principais fabricantes do país junto às esferas pública e privada, no Brasil. A indústria brasileira nestes setores gera cerca de 35 mil empregos diretos. A entidade, que representa atualmente 92% do mercado de chocolates, 72% do mercado de balas e confeitos e 62% do mercado de amendoim, tem como objetivo central desenvolver, proteger e promover as indústrias associadas, estimulando ações para o fomento dos mercados interno e externo nestes
setores, bem como o consumo responsável dos produtos.


Sobre Brasil Sweets and Snacks

A ABICAB e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), por
meio de parceria, criaram o projeto setorial Brasil Sweets and Snacks em março de 1998, que
atende atualmente 57 empresas e tem como objetivo melhorar a percepção internacional sobre
as empresas, produtos e serviços brasileiros do setor. O projeto oferece uma série de serviços
aos seus participantes como: apoio na participação em feiras internacionais do setor, projetos
compradores, assessoria de imprensa internacional, levantamento de informações estratégicas
de mercado, assessoria para potenciais clientes, parceiros e fornecedores missões comerciais e
ações de capacitação sempre visando o aumento da competitividade da indústria.
Com essa relação, foi possível manter a presença do Brasil com forte atuação em todos os
continentes, atingindo em 2020, 137 países e um crescimento, nos últimos seis anos, de 150%
em valor.


Sobre a CCBC


Fundada em 1973, a Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) é uma organização que reúne
empresas brasileiras e canadenses operando nos principais segmentos econômicos e tem por
objetivo estimular, apoiar e expandir as relações de comércio e investimentos entre o setor
privado no Brasil e no Canadá, além de promover o intercâmbio cultural e tecnológico entre os
dois países. A CCBC trabalha com foco na construção de uma ampla rede de relacionamentos,
na disseminação de informações relativas ao ambiente comercial de ambos os países e na
identificação de oportunidades, tendências e parceiros de qualidade que possam contribuir para
o desenvolvimento dos negócios de seus associados no Brasil e no Canadá.