Abicab oferece cartilha para empresas interessadas em exportar balas, chocolates e amendoim



Abicab oferece cartilha para empresas interessadas em exportar balas, chocolates e amendoim

Para apoiar as empresas nacionais que já exportam ou que querem exportar, o Projeto Brasil Sweets and Snacks, programa de estímulo às exportações da Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), lançou um manual com orientação detalhada sobre todo o processo de vendas ao exterior.

A cartilha pode ser acessada em formato digital ou impresso e traz orientações completas e detalhadas para o desenvolvimento da capacitação exportadora das empresas. A venda de produtos ao exterior, especialmente para mercados maduros, oferece pelo menos seis benefícios às empresas, segundo a Abicab. São eles: diversificação e aumento de mercados e clientes; ganho de know-how internacional; melhoria na gestão e operação; antecipação à concorrência internacional; diminuição de capacidade ociosa; e ganho de posicionamento e diferenciação quando a marca se tornar produto tipo exportação.

“Entre as vantagens mais notáveis de se lançar no mercado internacional está o ganho de competitividade e de conhecimento de tendências e inovações que permite agregar valor à marca”, avalia Ubiracy Fonsêca, presidente da Abicab. “Além disso, por definição, a entrada em mercados externos significa aumentar o mercado para os produtos da empresa. Essa combinação de fatores torna indispensável que a Abicab coloque à disposição das empresas esse manual detalhado sobre como exportar”, acrescenta.

Parte do programa de capacitação de exportadores do setor de confectionery, a cartilha foi dividida em seções de acordo com o estágio de cada empresa no processo de expansão internacional. Ao final de cada seção, um checklist que é acessado pelo portal do Brasil Sweets and Snacks, permite que as empresas possam verificar qual sua classificação de maturidade exportadora segundo os critérios do projeto e avançar no processo.

Criado em 1998, o projeto Brasil Sweets and Snacks oferece uma série de serviços aos seus participantes como apoio em feiras internacionais, assessoria de imprensa internacional, levantamento de informações estratégicas de mercado, missões comerciais e ações de capacitação, sempre visando ao aumento da competitividade da indústria. Atualmente, 57 empresas participam da iniciativa, que tem possibilitado manter a forte atuação do Brasil em todos os continentes, com alcance de 172 países, em 2019, e crescimento de 30% em valor de produtos exportados nos últimos seis anos. Empresas interessadas em participar do projeto podem se informar sobre os detalhes para a adesão no site da iniciativa. 

Acesse a cartilha pelo link: https://www.brasilsns.org.br/evento/manual-para-desenvolvimento-da-maturidade-exportadora/

Sobre a ABICAB

A Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas – ABICAB foi fundada em 1957 e representa os principais fabricantes do país junto às esferas pública e privada, no Brasil. A indústria brasileira nestes setores fatura cerca de R$ 28 bilhões e gera mais de 37 mil empregos diretos. A entidade, que representa atualmente 92% do mercado de chocolates, 93% do mercado de balas e confeitos e 62% do mercado de amendoim, tem como objetivo central desenvolver, proteger e promover as indústrias associadas, estimulando ações para o fomento dos mercados interno e externo nestes setores, bem como o consumo responsável dos produtos. 

SOBRE A APEX-BRASIL – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a Apex-Brasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.