Abiec e Apex-Brasil divulgam a sustentabilidade da carne bovina brasileira em Anuga
Em um dos eventos mais importantes do setor de alimentos no mundo, entidades levam dados
e informações sobre a pecuária brasileira por meio do projeto Brazilian Beef
A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) participam da edição 2021 da feira de Anuga, um dos principais eventos do setor de alimentos no mundo. A feira será realizada de 9 a 13 de outubro, na cidade de Colônia, Alemanha e terá dois estandes do projeto Brazilian Beef integrados no pavilhão de exposições.
O estande principal ocupará uma área de 196 metros quadrados onde os visitantes poderão conhecer mais sobre a qualidade e segurança que fazem a carne bovina brasileira ser apreciada por consumidores em 157 países. Em respeito aos protocolos para prevenção da COVID-19 o tradicional churrasco de degustação da carne brasileira não será realizado. Nesse ano, a novidade fica por conta da Rota da Carne Sustentável, uma área adicional de 231 metros quadrados. No espaço, os visitantes terão acesso a sete painéis que apresentarão as ações, os compromissos e as metas de sustentabilidade da pecuária brasileira, demonstrando que a carne do Brasil segue os mais responsáveis padrões de segurança alimentar associados à produção sustentável.
Um dos painéis trará dados sobre o impacto positivo do uso da tecnologia no campo. Nos últimos 30 anos, o desenvolvimento e adoção de tecnologia permitiram que a produtividade crescesse 159%, resultando em um aumento de 122% na produção de carne. Caso o setor tivesse mantido os padrões produtivos de 1990, sem investimentos em tecnologias e em outras frentes, seriam necessários mais 280,2 milhões de hectares de pastagem para atingir tamanho crescimento. No entanto, esses investimentos permitiram à pecuária brasileira não só aumentar a produtividade sem utilização de novas áreas, mas reduzir em 13,6% a área total ocupada com pasto, que passou de 191,3 milhões de hectares em 1990 para 165,2 milhões de hectares. Essas áreas que deixaram de ser utilizadas como pastagens foram destinadas para outras frentes, como a produção agrícola, o reflorestamento e o desenvolvimento social.
Mercado
A Europa é um dos mercados mais importantes para a carne bovina brasileira. Somente em 2020, os embarques de carnes para o bloco responderam por 6,24% das exportações totais em volume. No ano passado, o Brasil exportou 170,2 mil toneladas de carne para o continente, com receita de US$ 420,5 milhões. De janeiro a agosto deste ano os embarques para a Europa somaram 44.305 toneladas, aumento de 1,4% em relação ao mesmo período do ano passado, com receita de US$ 297,8 milhões, um aumento de 3,6% em comparação ao mesmo período de 2020.
Serviço: O estande do Brazilian Beef estará no Hall 06.1, Booth: D-070g-E-079g e E-070g-E-078g
Sobre a ABIEC – www.abiec.com.br
Criada em 1979, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) reúne 39 empresas do setor no país, responsáveis por 97% da carne negociada para mercados internacionais. Sua criação foi uma resposta necessidade de uma atuação mais ativa no segmento de exportação de carne bovina no Brasil, por meio da defesa dos interesses do setor, ampliação dos esforços para redução de barreiras comerciais e promoção dos produtos nacionais. Atualmente, o Brasil produz em torno de 10 milhões de toneladas de carne bovina, aproximadamente 26,1% são negociados para dezenas de países em todo o mundo, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade. Na última década, o País registrou crescimento de 135% no valor de suas exportações.
Sobre o Brazilian Beef
Iniciado em 2001, o projeto setorial Brazilian Beef, uma parceria entre Apex-Brasil e ABIEC, tem o objetivo de fortalecer a imagem da carne bovina brasileira, melhorando a percepção de sua qualidade nos países importadores e ampliando, assim, a participação brasileira no mercado mundial de carnes. Em 18 anos, já foram firmados nove projetos, com investimentos de mais de R$ 60 milhões e crescimento das exportações em mais de 500%.
Sobre a Apex-Brasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a Apex-Brasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.