Abrafrutas participa de discussões acerca do mercado russo de frutas em webinar



Abrafrutas participa de discussões acerca do mercado russo de frutas em webinar

Rússia é o terceiro maior importador de frutas do mundo

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com a Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), realizou em 3 de setembro, webinar sobre o mercado russo de frutas. O evento que foi transmitido ao vivo pelo Youtube, teve como objetivo discutir e apresentar os desafios e as oportunidades deste mercado que é o terceiro maior importador de frutas do mundo.

O Webinar contou com a participação de importantes especialistas que compartilharam dados e informações relevantes de inteligência comercial e oportunidades de negócio às empresas de interesse competitivo no mercado russo.

O gerente de Projetos da Abrafrutas, Jorge de Souza, disse que as exportações de frutas brasileiras tiveram crescimento de 5,2%, de 2010 a 2019, e nos últimos anos permaneceram em um patamar de boa estabilidade, com pequenas oscilações. Segundo ele, diante deste novo momento vivenciado por todo o mundo é preciso estar preparado para consolidar ainda mais o país em uma posição mais competitiva. “O mercado russo é extremamente importante para nosso país, estar inserido e contribuindo com frutas de qualidade, produzidas de maneira segura e sustentável é muito significativo para a nossa fruticultura”, afirmou. 

Souza afirma que o Brasil possui vantagens competitivas superiores a outros países, por meio de combinações climáticas, de possibilidades de irrigação e clima tropical. “A fruticultura brasileira tem um calendário de produção, que embora entre a safra e a entressafra a exemplo de outros países, não chega a zero na produção de frutas, o que pode ser dito que o Brasil produz frutas o ano todo”, disse.

Segundo o adido agrícola da embaixada do Brasil em Moscou, Rafael Requião, a Rússia produz 34% das frutas que consome e importa 65%, porém, tem a meta de chegar a 2030 com produção de 60% importando apenas 40%.

O frio severo e prolongado limita o cultivo de frutas no território russo e faz do país um dos maiores importadores mundiais. O Brasil é apenas o 35º  maior fornecedor de frutas para este mercado nas últimas décadas.

Desde 2001, a Rússia importou mais de USD 74 bilhões em frutas, o Brasil recebeu em valor nas exportações para este país apenas USD 315 milhões, ou seja, 0,42%. 

“A oportunidade está nos espaços das frutas que eles não conseguem produzir, seja por não produzirem, ou porque economicamente não é vantajoso o plantio”, disse.

A maçã, a pera, o marmelo, damasco, pêssego e outras estão entre as frutas tradicionais consumidas na Rússia, mas a de destaque é a maçã, são cerca de 1kg por pessoa ao mês.
A banana está classificada com uma das frutas exóticas e, segundo Requião, é uma fruta promissora para esse mercado.

Além desses especialistas o webinar contou também com a participação do gerente de exportações do Escritório Apex-Brasil em Moscou – Rússia, Almir Américo e a Ceo da Agência de Notícias Fruits News, Irina Koziy.

Para assistir o webinar completo e saber mais sobre o mercado russo de frutas acesse: https://youtu.be/O_xtGxLDy7w


SOBRE A ABRAFRUTAS

A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) é uma associação sem fins lucrativos que tem por finalidade representar e promover a fruticultura brasileira frente ao mercado internacional.

Criada em 2014, a Abrafrutas conta com aproximadamente 70 associados produtores exportadores de frutas e detém aproximadamente 85% do volume total das frutas frescas exportadas pelo Brasil.

Em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a ABRAFRUTAS desenvolveu, em 2014, o projeto “Frutas do Brasil”. O projeto tem por objetivo mostrar que o Brasil é provedor de frutas doces e saborosas o ano inteiro. O Sol e o clima do Brasil possibilitam a consistência de produção e grande variedade de frutas de norte a sul do país.

Tem como finalidade apoiar os exportadores brasileiros na busca por ampliação dos negócios; oportunizar abertura de novos mercados; promover o reconhecimento e a diferenciação das frutas brasileiras e estimular o aumento no consumo de frutas.

SOBRE A APEX-BRASIL

SOBRE A APEX-BRASIL A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia 15.000 empresas em 80 setores da economia brasileira, que por sua vez exportam para mais de 200 mercados.

A Apex-Brasil também desempenha um papel fundamental na atração de investimento estrangeiro direto (IED) para o Brasil, trabalhando para identificar oportunidades de negócios, promovendo eventos estratégicos e prestando apoio a investidores estrangeiros interessados em alocar recursos no Brasil.