Abrafrutas reforça potencialidade da fruticultura brasileira na Fruit Attraction 2021



Abrafrutas reforça potencialidade da fruticultura brasileira na Fruit Attraction 2021

Hoje, 7 de outubro, termina mais uma edição de um dos maiores eventos de referência global para toda a cadeia de frutas e legumes, a Fruit Attraction 2021. A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS) em parceria com Agência Brasileira de Promoção de Exportações (ApexBrasil), por meio do projeto Frutas do Brasil, marcou mais uma vez presença neste evento que proporcionou o reencontro comercial dos setores de frutas e vegetais para diversos países.

Nesta edição, o Brasil muito bem representado pelos associados produtores exportadores de frutas, reforçou a potencialidade do país que produz frutas saborosas e de qualidade e, mais do que isso, com grande potencial exportador, visto que produz frutas o ano inteiro.

Durante os três dias de evento o estande do Brasil recebeu gerentes de compras no varejo, importadores e atacadistas de todo o mundo, além de autoridades nacionais e internacionais, como o ministro da Agricultura, Pescas e Alimentação de Espanha, Luis Planas e do embaixador do Brasil no país, Pompeu Andreucci Neto.

Em conversa com o ministro Planas, o Presidente da Abrafrutas, Guilherme Coelho, falou sobre a grande parceria existe entre os países e aproveitou a oportunidade e convidou o ministro para conhecer as áreas de produção de frutas no Brasil, sendo essa uma ótima oportunidade para estreitar ainda mais o relacionamento entre os países. “A Fruit Attraction é um ótimo momento para afirmamos e reafirmamos grandes parcerias”, disse Guilherme.

Esteve também no estande, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite que demostrou interesse em conhecer melhor as demandas existentes de todo o setor. O Rio Grande do Sul é um grande polo de fruticultura, sendo o maior produtor nacional de uva, responsável por cerca de 50% da produção nacional, além disso, se destaca também na produção de maçã.

A Abrafrutas, por meio do projeto Frutas do Brasil, levou à feira mais de 20 associados que visam alcançar ainda este ano a marca do primeiro bilhão de dólares em exportação de frutas. No primeiro semestre deste ano, o setor já embarcou mais de 515 mil toneladas de frutas e faturou cerca de US$ 440,1 milhões. A Europa é o principal destino das exportações de frutas brasileiras, porém segundo o presidente da Abrafrutas, uma das metas do setor é ampliar os mercados e diversificar as culturas já exportadas.

“O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de frutas e eventos como a Fruit Attraction nos proporcionam fazer negócios com compradores de qualquer parte do mundo. Houve grande fluxo de visitantes durante esses três dias e nós finalizamos este evento muito satisfeito com o que apresentamos e com os negócios firmados aqui”, disse Guilherme.

Com a retomada de encontros presenciais, o presidente da Abrafrutas afirma que os exportadores estão bem animados com a participação também na Fruit Logística, que ocorre todos os anos em Berlim.

O PROJETO SETORIAL FRUTAS DO BRASIL

A ABRAFRUTAS, em parceria com a Apex-Brasil, desenvolve um projeto de apoio aos exportadores brasileiros na busca por ampliação dos negócios; abertura de novos mercados; reconhecimento e diferenciação das frutas brasileiras; aumento do saudável hábito de consumir frutas saborosas e com qualidade superior.

Iniciado em 2014, o projeto Frutas do Brasil tem o objetivo de mostrar que o Brasil é provedor de frutas doces e saborosas.

SOBRE A ABRAFRUTAS

A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) é uma associação sem fins lucrativos que tem por finalidade representar e promover a fruticultura brasileira frente ao mercado internacional.

Criada em 2014, a Abrafrutas conta com aproximadamente 70 associados produtores exportadores de frutas e detém aproximadamente 85% do volume total das frutas frescas exportadas pelo Brasil.

Em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a ABRAFRUTAS desenvolveu, em 2014, o projeto “Frutas do Brasil”. O projeto tem por objetivo mostrar que o Brasil é provedor de frutas doces e saborosas o ano inteiro. O Sol e o clima do Brasil possibilitam a consistência de produção e grande variedade de frutas de norte a sul do país.

Tem como finalidade apoiar os exportadores brasileiros na busca por ampliação dos negócios; oportunizar abertura de novos mercados; promover o reconhecimento e a diferenciação das frutas brasileiras e estimular o aumento no consumo de frutas.

SOBRE A APEX-BRASIL

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.