Abrafrutas vai ao Chile conhecer particularidades do mercado local



Abrafrutas vai ao Chile conhecer particularidades do mercado local

Com a proximidade da abertura do mercado chileno para o limão taiti, exportadores se preparam para atender demandas 

Com o objetivo de entender o mercado de frutas, em especial, o de limão no Chile, a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS), por meio do Projeto Frutas do Brasil, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), visita na próxima semana importadores, mercados e atacadista do Chile. A missão contará com a participação de onze empresas brasileiras exportadoras de frutas.

A viagem foi proposta pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) para que as empresas conhecessem de perto o mercado, já que o processo de abertura do mercado chileno para o limão taiti brasileiro já está na fase final e, possivelmente, as exportações comecem logo no início de 2022.

Segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Cepea-Esalq/USP), o limão taiti representa 98% dos envios brasileiros de cítricos ao exterior, sendo este o terceiro produto na pauta de exportação de frutas brasileiras.

Por fazer parte do acordo Mercosul, assim como o Brasil, o Chile é um importante parceiro comercial.  Segundo o Sistema de Consultas de Dados do Comércio Exterior Brasileiro (Comexstat), em 2020, o Brasil exportou mais produtos para o Chile do que importou. A parceria dos dois países rendeu um Superávit de 954,2 milhões. Atualmente, exportamos para o Chile uva, banana, melão, manga e maçã.

O gerente técnico da Abrafrutas, Jorge de Souza, conta que essa missão tem como finalidade entender as demandas do mercado chileno para o limão taiti, bem como os requisitos para exportação, exigências de qualidade, logística e etc.

“Vamos conhecer as principais redes de supermercados, assim como os principais importadores e também quais características do limão que atualmente é comercializado lá. Precisamos além disso, saber quais as expectativas em termo de qualidade e logística que aquele mercado espera. Uma vez consolidada a abertura deste mercado, nós já estaremos prontos e aptos para atendê-los da melhor maneira”, afirmou Souza.

Consta também na agenda, visita à Associação Exportadora de Frutas do Chile A.G. (ASOEX), entidade sindical que conta com mais de 350 empresas produtoras-exportadoras de frutas frescas associadas.

Essa missão comercial faz parte das ações realizadas pela Abrafrutas na busca por novos mercados e ampliação dos existentes, com o objetivo de diminuir a dependência das exportações para locais como União Europeia, Reino Unido e Estados Unidos que, atualmente, detém cerca de 85% do total de frutas exportadas pelo Brasil. 

O PROJETO SETORIAL FRUTAS DO BRASIL

A ABRAFRUTAS, em parceria com a Apex-Brasil, desenvolve um projeto de apoio aos exportadores brasileiros na busca por ampliação dos negócios; abertura de novos mercados; reconhecimento e diferenciação das frutas brasileiras; aumento do saudável hábito de consumir frutas saborosas e com qualidade superior.

Iniciado em 2014, o projeto Frutas do Brasil tem o objetivo de mostrar que o Brasil é provedor de frutas doces e saborosas.

SOBRE A ABRAFRUTAS

A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) é uma associação sem fins lucrativos que tem por finalidade representar e promover a fruticultura brasileira frente ao mercado internacional.

Criada em 2014, a Abrafrutas conta com aproximadamente 70 associados produtores exportadores de frutas e detém aproximadamente 85% do volume total das frutas frescas exportadas pelo Brasil.

Em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a ABRAFRUTAS desenvolveu, em 2014, o projeto “Frutas do Brasil”. O projeto tem por objetivo mostrar que o Brasil é provedor de frutas doces e saborosas o ano inteiro. O Sol e o clima do Brasil possibilitam a consistência de produção e grande variedade de frutas de norte a sul do país.

Tem como finalidade apoiar os exportadores brasileiros na busca por ampliação dos negócios; oportunizar abertura de novos mercados; promover o reconhecimento e a diferenciação das frutas brasileiras e estimular o aumento no consumo de frutas.

SOBRE A APEX-BRASIL

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.