Abragames e Apex-Brasil renovam contrato por mais dois anos



Abragames e Apex-Brasil renovam contrato por mais dois anos

Parceria entre as organizações fortalece a indústria brasileira e conquista maior market share no mercado mundial de games

São Paulo, 1o de abril de 2021: A Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos, Abragames, e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, Apex-Brasil, renovaram em 31 de março, por mais dois anos, sua parceria de longa data com o objetivo de fortalecer a indústria brasileira e conquistar maior market share no mercado mundial de games.

A parceria, denominada Projeto de Exportação Brazil Games, já é uma história de sucesso. Com início em 2012, hoje ela promove o setor nos principais mercados mundiais e já apoiou mais de 150 empresas brasileiras nos últimos oito anos, além de ter apoiado para o crescimento das exportações na ordem de 600%.

“Estamos muito felizes com a renovação de nossa parceria com a Abragames, que no último ciclo apresentou resultados excepcionais de exportações – em média, aproximadamente US$ 50 milhões por ano. Para os próximos dois anos, as expectativas também são altas, já que o mercado segue aquecido pela demanda provocada pela pandemia. Dentre as novidades, destacamos  o trabalho mais estruturado para os mercados asiáticos e a inclusão de ações voltadas para o segmento de realidade virtual, mista, estendida e aumentada.” – Carla Frade, gestora do Brazil Games.

De acordo com Rodrigo Terra, Presidente da Abragames, “Nesses 9 anos de parceria conseguimos transformar o Brasil, que antes era conhecido apenas por ser um mercado consumidor, em um celeiro de desenvolvimento de jogos, com títulos, parcerias e serviços alcançando mercados gigantescos e complexos, como a China, Estados Unidos e Europa. O Brasil agora faz parte do radar dos grandes players da indústria mundial, e hoje vemos nitidamente esse posicionamento, gigantes mundiais como XBox, Ubisoft, Apple, Google, Facebook, Nintendo, investindo e publicando nossos jogos! Temos uma responsabilidade enorme pela frente, que é manter essa barra de qualidade alta e o relacionamento vivo!”

Os detalhes das ativações do Projeto Brazil-Games 2021/23 serão apresentadas numa sessão especial, no dia 4 de maio, no BIG Festival. O BIG Festival é um dos pilares estratégicos do Projeto Brazil Games, onde são oferecidas palestras de conteúdo nacional e internacional, gratuitamente, e a já tradicional Rodada de Negócios Internacional que, em 2020, gerou mais de 3.800 agendamentos de reuniões e US$33+ milhões em negócios*. Em 2021, o BIG Festival oferecerá o triplo de conteúdo, serão 60 horas de conteúdo online, ao vivo, e com tradução simultânea, e já estão registrados mais de 800 profissionais na área de Rodadas.

*valor estimado para 12 meses após o evento.

Sobre o Brazil Games

O Projeto Setorial de Exportação Brazil Games é um programa sem fins lucrativos, criado pela Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), com o objetivo de fortalecer a indústria brasileira de jogos digitais, capacitando e criando novas oportunidades de negócios para as empresas brasileiras no mercado internacional.

Sobre a Apex-Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.

Sobre o BIG Festival

O BIG Festival (Brazil ‘s Independent Games Festival) acontece desde 2012 e é o mais importante festival e mercado de games independentes da América Latina. Sua missão é fortalecer o ecossistema de games no Brasil – com o festival, os encontros de negócios, prêmios, grande cobertura da imprensa, palestras e a presença dos principais players da região, bem como compradores e investidores do mundo inteiro.

Sob chancela da Lei de Incentivo à Cultura e do Programa de Ação Cultural de São Paulo, o BIG Festival tem o patrocínio Gold da Oi e da Novelis; patrocínio Silver do Centro de Convenções Frei Caneca, da Prodesp – Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo e do Desenvolve SP – o Banco do Empreendedor; parceria com Abragames – Associação Brasileira de Desenvolvedores de Jogos Digitais através do Projeto Brazil Games, uma parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, Apex-Brasil – e apoio cultural do Oi Futuro.

O BIG Festival é realizado pela Bits Produções, Spcine, Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.