Ação na Colômbia gera mais de US$ 1,4 milhão para calçadistas



Ação na Colômbia gera mais de US$ 1,4 milhão para calçadistas

Com 17 marcas calçadistas participantes, terminou na última sexta-feira (1º/02), a 3ª edição do Showroom Colômbia. O evento, promovido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) no âmbito do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), gerou US$ 1,47 milhão, somando negócios in loco e alinhavados.

O Showroom, que passou pelas cidades de Bogotá, Medellín e Cali, iniciou no dia 28 de janeiro com Seminário Preparatório sobre o mercado colombiano, com participações de Daniel Guimarães, da Secretaria de Promoção Comercial da Embaixada do Brasil na Colômbia; do diretor da Apex-Brasil naquele país, Carlos Badillo; e de comprador convidado da Calzados Caprino. No mesmo dia, calçadistas iniciaram a participação no showroom na cidade, onde ficaram até o dia seguinte. Após essa agenda, as marcas foram para Medellin, onde além da mostra comercial participaram de evento junto à imprensa colombiana com o apoio da Embaixada do Brasil naquele país – o Photocall -, encerrando a ação em Cali.

A coordenadora de Promoção de Imagem da Abicalçados, Alice Rodrigues, destaca que a continuidade da iniciativa tem sido importante para o incremento das vendas. “Neste ano, conseguimos atender a três grandes cidades, o que permitiu que visitássemos um maior número de players em suas sedes”, avalia. Segundo ela, a continuidade permite que as marcas sejam mais conhecidas e reconhecidas pelos compradores locais, gerando negócios não somente in loco, mas no decorrer do ano. “Como de praxe, para potencializar ainda mais as oportunidades, a Abicalçados contratou um serviço de matchmaking – reuniões pré-agendadas com compradores locais -, que identificou demandas e cruzou com os produtos apresentados visando uma maior efetividade nos encontros. A medida é sempre muito bem avaliada tanto por expositores quanto compradores”, conclui.

Expondo desde a primeira edição do Showroom Colômbia, a Calçados Ala saiu satisfeita da mostra. Para o gerente de exportação da empresa, José Luiz da Rocha, a continuidade da participação tem se efetivado num relacionamento fundamental para quem visa o incremento dos negócios naquele mercado. “Neste ano, além de receber compradores tradicionais, abrimos dois novos”, conta.

Estreante no evento, a Savelli teve expectativas superadas. A gerente de exportação da empresa, Bruna Pini, conta que o resultado foi surpreendente, com muitos novos contatos. “O feedback para o nosso produto também foi muito bom. Apesar de os compradores serem sensíveis ao preço, eles reconhecem a qualidade do nosso calçado e o valor agregado que traz, especialmente por ser todo em couro”, avalia, destacando ainda a oportunidade do Seminário Preparatório, que trouxe informações relevantes e fundamentais sobre o mercado colombiano.

Mercado
Com o consumo doméstico de calçados em crescimento (2,3% maior em 2018), o mercado colombiano é o sétimo destino internacional do produto brasileiro. Em 2018, foram exportados para lá 7,5 milhões de pares, 1% mais do que em 2017. No Showroom, além dos principais players do varejo local, visitaram as marcas brasileiras compradores da América Central, especialmente de Porto Rico.

Participaram da missão comercial as marcas Ala, Zatz, Stéphanie Classic, Petite Jolie, Usaflex, Suzana Santos, Renata Mello, Klin, Via Uno, Kildare, Sandálias DuRio, Savelli, Smidt, DOK, Kolosh Brasil, Mississipi e Tanara.

Sobre o Brazilian Footwear:
Brazilian Footwear é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a Apex-Brasil. Este programa tem por objetivo aumentar as exportações de marcas brasileiras de calçados através de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem voltadas ao mercado internacional. Conheça: www.brazilianfootwear.com.br| www.abicalcados.com.br/brazilianfootwear