Ações internacionais para potencializar exportações de calçados
Com perspectivas positivas, depois de um crescimento de mais de 32% nas exportações ao longo de 2021, a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), por meio do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações do setor mantido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), apresentou suas ações de promoção comercial e de imagem no exterior para 2022. O webinar aconteceu no dia 10 de fevereiro e foi conduzido pela gestora e pela analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Letícia Sperb Masselli e Paola Pontin.
Detalhando
a dinâmica para a construção do convênio com a ApexBrasil, Letícia elencou os mercados-alvo do Brazilian Footwear para o próximo biênio: Estados Unidos, Colômbia, Reino Unido, França, Emirados Árabes Unidos e Coreia do Sul. Segundo ela, em cada mercado existe uma estratégia, um direcionamento para ações de promoção do calçado brasileiros.
Estados Unidos
Nos Estados Unidos, principal destino do calçado brasileiro no exterior, estão mapeadas estratégias para a consolidação. É lá que acontecem, em agosto, a Playtime Nova Iorque e a KidsHub. “A Playtime e a KidsHub são feiras infantis que congregam diversos setores, não somente calçados. São eventos criteriosos, que selecionam marcas com propósito, aspectos de sustentabilidade e design autoral”, explica Letícia, ressaltando que são eventos muito relevantes para o posicionamento no mercado norte-americano. A Playtime conta ainda com uma versão digital, que ocorre durante todo o ano e tem as mesmas características de compradores e expositores.
Ainda nos Estados Unidos, acontece, em agosto, a Sourcing at Magic, a Magic e a Project, todas em Las Vegas. Os eventos ocorrem durante a Magic Week, que une eventos de calçados, vestuário e acessórios, facilitando a logística dos compradores. Letícia explica que a Sourcing tem um perfil voltado para vendas private label – com a marca do cliente -, enquanto a Magic é mais comercial e a Project focada em produtos de maior valor agregado. “São eventos de grande importância que atingem, sobretudo, compradores da Costa Oeste dos Estados Unidos”, conta. Também nos Estados Unidos acontecem a Atlanta Shoe Market, em Atlanta, e a Magic e Coterie, em Nova Iorque. A primeira feira acontece em agosto e é organizada para distribuidores e representantes, com foco em negócios e muito visitada por compradores do Sudeste do País. “É uma feira com montagem simples, mais em conta, e muito focada na realização de negócios e parcerias com distribuidores locais”, ressalta Letícia. Já a Magic é mais comercial, enquanto a Coterie é direcionada para produtos de maior valor agregado. Ambas acontecem durante a Semana de Moda de Nova Iorque, em setembro.
Itália
A Itália, embora não seja um mercado-alvo do Brazilian Footwear, recebe eventos que têm impactos importantes nos principais mercados para o calçado verde-amarelo. O primeiro deles é a Expo Riva Schuh, tradicional feira de calçados que acontece em Riva del Garda, em junho. O evento abre o calendário internacional no segundo semestre, antecipando pedidos para os principais players de calçados do mundo. “É uma das mostras mais procuradas e bastante focada em volume. Nós temos lista de espera, então sempre sugerimos que as marcas interessadas busquem a Abicalçados com a maior antecedência possível”, comenta Letícia. Ainda na Itália, em Milão, acontece a Micam Milano, considerada a maior feira internacional do setor. A mostra acontece em setembro e é bastante democrática, tendo expositores e visitantes dos mais variados nichos de atuação. Além da versão física, a Micam Milano possui uma versão digital, que pode ser acessada o ano todo.
Colômbia
Importante mercado para o calçado brasileiro na América Latina, a Colômbia receberá, em julho, uma Missão Comercial organizada pelo Brazilian Footwear. O evento consiste em um showroom com as marcas participantes, um seminário preparatório sobre aquele mercado e relacionamento com a imprensa local. “Para a Missão, realizamos matchmaking – reuniões pré agendadas cruzando a oferta dos expositores com a demanda dos compradores -, o que otimiza as negociações. É um evento que permite a abertura e a ampliação daquele mercado”, detalha Letícia.
França
Em julho, o Brazilian Footwear promoverá a participação de marcas brasileiras na Playtime Paris, com foco em compradores europeus. Assim como a versão estadunidense, a mostra é infantil e possui rigorosa curadoria, sendo importante para o posicionamento no mercado local.
Projeto Vendedor
Novidade para o próximo biênio do Brazilian Footwear, o Projeto Vendedor promoverá reuniões com compradores potenciais em seus escritórios na França (junho), Emirados Árabes Unidos (setembro) e Reino Unido (outubro). As reuniões são marcadas via matchmaking e personalizadas. O projeto permite a abertura e ampliação de mercados e um contato mais próximo com os compradores de cada país selecionado.
Ações individualizadas
Ao longo de 2022, o Brazilian Footwear promoverá também ações personalizadas para empresas associadas. Serão três os formatos: marketing digital, para ações visando a promoção de imagem no ambiente on-line; personalizadas, para participação em ações de nicho e que não sejam apoiadas pelo Programa; e diferenciadas, que deverão ter foco no consumidor final. As empresas interessadas no apoio em ações específicas devem fazer contato com o Brazilian Footwear e enviar as informações necessárias.
Digitais
Uma tendência que vem ganhando cada vez mais força no mercado internacional, especialmente a partir das restrições aos eventos físicos impostas pela pandemia de Covid-19, é a digitalização. Neste contexto, para 2022 o Brazilian Footwear prevê uma série de iniciativas.
A primeira delas é as Rodadas de Negócio On-line com compradores da América Latina, que acontecerá em maio. A ação consiste na realização de reuniões de negócios com compradores interessados nas marcas participantes e possibilita a abertura e ampliação de mercados sem a necessidade de grandes investimentos.
Ainda no ambiente digital, o Brazilian Footwear trabalha com duas plataformas para conexões e negócios. A primeira delas, que existe desde 2015 e passou por uma reformulação no final do ano passado, é o BrazilianFootwear.com (www.brazilianfootwear.com). No site, as marcas participantes mantêm perfis atualizados com informações e fotos de produtos e são acessadas por compradores do mundo todo. A participação nesta ação é gratuita. Já para a efetivação de negócios B2B (business to business), o Brazilian Footwear mantém uma parceria com a norte-americana Joor. O projeto, batizado de BrazilianFootwear.com Powered by Joor, permite que as marcas participantes vendam no ambiente on-line com mais de 355 mil compradores de 150 países cadastrados. O projeto tem duração de seis meses e está iniciando a sua terceira edição, com apenas duas vagas restantes.
Influenciadores e marketplace
Novidade no escopo do Brazilian Footwear, será realizada uma ação com influenciadores digitais com foco nos mercados dos Estados Unidos e da América Latina. A iniciativa prevê a identificação de influenciadoreslocais e não terá custo para empresas associadas. Em breve o programa divulgará mais informações.
Também na Colômbia, o Brazilian Footwear promoverá, no segundo semestre, uma ação de marketing digital com marketplace local que trabalhe com marcas brasileiras. O objetivo é alavancar as vendas para o consumidor final, ampliando o mix de marcas brasileiras disponíveis na plataforma
digital onde acontecerá a ação.
Amazon no radar
Outra novidade no Brazilian Footwear é o Dropshipping Estados Unidos, que será realizado no primeiro semestre do ano. De acordo com o projeto, será realizada uma mentoria transitória de gestão, estudo estratégico de viabilidade e testes de performance para inserção de produtos na Amazon. A ação terá duração de seis meses e tem foco no mercado B2C norte-americano.
Sustentabilidade para o mundo
A sustentabilidade da cadeia calçadista brasileira terá sua divulgação potencializada internacionalmente a partir do próximo convênio do Brazilian Footwear. No biênio, serão promovidas participações em eventos internacionais de sustentabilidade e a promoção de um documentário sobre práticas sustentáveis do setor para divulgação mundial. O esforço de comunicação terá o auxílio de escritórios de Relações Públicas dos Estados Unidos e da Colômbia.
Capacitação
Com o objetivo de auxiliar empresas na inserção ou mesmo na ampliação de sua presença em mercados internacionais, o Brazilian Footwear promoverá o projeto 10 passos para Exportar. De forma prática e operacional, consultores trarão 10 passos para a estruturação da exportação na empresa, com entregas em forma de e-book e mentorias individuais.
Assista a apresentação no link https://www.youtube.com/watch?v=mrIyXlpYs6U
Sobre o Brazilian Footwear:
Brazilian Footwear é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a ApexBrasil. Este programa tem por objetivo aumentar as exportações de marcas brasileiras de calçados através de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem voltadas ao mercado internacional. Conheça: www.brazilianfootwear.com.br | www.abicalcados.com.br/brazilianfootwear.
Sobre a ApexBrasil:
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. Conheça: www.apexbrasil.com.br