Acordo entre Apex-Brasil e BNDES traz novas oportunidades para quem quer exportar, internacionalizar sua empresa ou atrair investimentos estrangeiros



Acordo entre Apex-Brasil e BNDES traz novas oportunidades para quem quer exportar, internacionalizar sua empresa ou atrair investimentos estrangeiros

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) celebraram, em 13 de janeiro, um Acordo Técnico de Cooperação (ACT) para fortalecer a parceria entre as duas instituições. Essa aproximação trará novas possibilidades para quem quer exportar, internacionalizar sua empresa ou captar investimentos do exterior.

Assinado pelo Presidente da Apex-Brasil, Sergio Segovia, e pelo Presidente do BNDES, Gustavo Montezano, o ACT contribuirá para o estreitamento de uma relação considerada complementar e sinérgica. Serão diversas atividades conjuntas, incluindo a disponibilização de ferramentas do BNDES em programas de capacitação da Apex-Brasil, como o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), e ações integradas para a atração de investimentos em infraestrutura, com destaque para o setor de saneamento e com a possibilidade de desdobramentos em outras áreas da economia brasileira.

Durante a cerimônia, Montezano frisou que o Brasil ainda pode ganhar espaço no comércio e na atração de investimentos internacionais e que ambas as instituições têm papel fundamental no aumento da competitividade da economia brasileira. Em função de seu ambiente de negócios e de suas reformas, o Brasil continuará sendo um dos principais destinos de investimentos estrangeiros.

Nesse contexto, Segovia ressaltou a importância da parceria entre a Apex-Brasil e o BNDES na captação de investidores interessados no Brasil, que não faltam, e na diversificação de projetos. Citou dois grandes eventos, organizados pela Agência, que contarão com a participação do Banco: o Brasil Investment Forum (BIF), em maio de 2021, e a coordenação do pavilhão brasileiro na Expo 2020 Dubai, a partir de outubro de 2021.

Veja a cerimônia de assinatura do acordo aqui.