Agroveterinária: empresas brasileiras participam de Rodada de Negócios com importadores russos



Agroveterinária: empresas brasileiras participam de Rodada de Negócios com importadores russos

12 de janeiro de 2022 – Em novembro e dezembro de 2021, fabricantes brasileiros de medicamentos veterinários e aditivos para rações para animais agrícolas e domésticos participaram de rodadas de negócios com importadores russos, organizada pelo Escritório da ApexBrasil Eurásia em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Medicamentos (ABIQUIFI).

Foram realizadas 84 reuniões entre as 23 empresas da região e 8 brasileiras, com expectativa de negócios em torno de US$ 2,1 milhões. Entre as empresas da Eurásia que participaram da rodada estavam as principais distribuidoras de medicamentos veterinários e aditivos nutricionais para rações, como a ABIK Septa, a Agrimatco, a Agrovetsoyuz, a Korpas, a KZVS, o Grupo PROVET, a GK Simbio e a Vetprom.

Laura Gomes, representante da Biolab Sanus Farmacêutica Ltda, considerou que o evento foi muito importante para o desenvolvimento da exportação de seus produtos para um mercado relevante como o euroasiático. “A ApexBrasil proporcionou a organização de uma agenda com compradores da Eurásia, por meio da consultoria contratada para a prospecção dos mercados, fornecendo a ferramenta adequada para a realização das reuniões virtuais”, disse.

Para o Alexander Brylin, presidente do Grupo Provet, há boas perspectivas para o desenvolvimento conjunto de negócios. “Havia muitos produtos interessantes com grande potencial de negócios na Rússia, especialmente na área de diagnóstico de gado e reprodução”, disse.

Desde o início da última década, a Rússia passou por um período de vigoroso desenvolvimento da sua agricultura, com políticas governamentais assertivas e investimentos robustos em vários setores. Em razão do subsequente crescimento da produção russa de proteína animal, a Rússia passou a ser um grande importador de medicamentos e vacinas para tratamento seus rebanhos, componentes nutricionais para rações, insumos e soluções genéticas, equipamentos e produtos para manejo de rebanhos. Em 2020, o volume do mercado de medicamentos veterinários na Rússia foi estimado em 238,9 milhões de euros, sendo a participação das importações estimada em 61% desse total, o que representa grande potencial de crescimento das exportações brasileiras para a Eurásia nesse setor.