APESAR DA CRISE, MERCADO DE EXPORTAÇÕES SE MOVIMENTA NO PAÍS



APESAR DA CRISE, MERCADO DE EXPORTAÇÕES SE MOVIMENTA NO PAÍS

 

Mesmo com a economia passando por um momento incerto e a importação do Brasil estando desfavorável para muitos mercados, o Sweet Brasil, projeto setorial de promoção de exportação desenvolvido pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), ampliou em 9,1% suas exportações no primeiro semestre desse ano em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Uma das participantes do Projeto Sweet Brasil que está colhendo os resultados desse crescimento é a Docile, de Lajeado (RS). Conhecida pelas marcas Docigoma, Gelatines e Pastille, a empresa possui histórico de exportação para cerca de 50 países. A companhia destina atualmente para exportação o equivalente a 15% do seu faturamento total. Um índice considerado alto, se comparado a cinco anos atrás, quando o foco neste setor estava em 10%.

De olho no mundo – Seguindo as diretrizes do plano de crescimento em exportação para 2018, a companhia inaugura até o final do ano uma fábrica no Nordeste, perto do Porto de Suape (PE) – um dos maiores do País. A planta abrirá novas oportunidades para as exportações da empresa gaúcha. “Esta é uma área que deve se desenvolver cada vez mais para a empresa, independentemente da situação econômica nacional ou mundial”, diz o gerente de exportação, Cristian Ahlert.

Com a nova fábrica, estrategicamente localizada, a Docile já identificou ganho em tempo de trânsito e na competitividade. “Aumentamos a capacidade produtiva para o mercado externo”, ressalta.

Sucesso também no Oriente Médio – Para a Docile, o Oriente Médio é um dos principais destinos atuais de exportação. “Além da paixão pelo Brasil e pelo futebol canarinho, os muçulmanos estão cada vez mais apaixonados pelos candies brasileiros”, comenta.

Três linhas da Docile se destacam mais no mercado externo: a Maxmallows, a Gelatines e a Pastille. Isso porque o mercado de festas no exterior está aquecido e em plena expansão. “Eles adoram as cores. Intensificamos o investimento em melhorias de embalagem, que foram adaptadas para exportação e temos rótulos em inglês, espanhol e árabe. Mudanças visuais para deixar as embalagens mais atrativas também foi outro foco da empresa”, reforça.

 

A prova da conquista do mercado muçulmano é o certificado Halal, emitido pelo Serviço de Inspeção Islâmica SIILHalal para produtos, serviços ou linhas de produção, de diversas áreas, quando são preenchidos todos os requisitos de produção. Ele garante mais qualidade e segurança para o mercado muçulmano. “A Docile foi uma das primeiras empresas do setor a conquistar a certificação”, lembra.

Para obter esses resultados, a participação no Projeto Sweet Brasil foi fundamental. “Sempre trabalhamos mercado interno e exportação, mas estamos intensificando o trabalho no mercado de exportação. Este é um projeto que traz muitos benefícios. A promoção comercial, especialmente, garante muito mais contato com clientes e potenciais clientes. Quando entramos, éramos uma empresa de Lajeado e, hoje, somos uma empresa que olha para o mundo”, finaliza.

Sobre a Docile

A Docile, maior produtora de pastilhas e a segunda no ranking de balas de goma no Brasil, registra uma produção mensal de 2 milhões de quilos. Em seu portfólio, mais de 200 itens que podem ser encontrados em todo o Brasil e em países dos cinco continentes. Apostando sempre na inovação e na evolução da abrangência de seus produtos, a empresa comercializa seis linhas em um portfólio que contempla diversos segmentos: balas de goma, chicles de bola, refrescos em pó, pastilhas, balas de gelatina e marshmallows. Criada em 1991 pelos irmãos Fernando, Alexandre e Ricardo Heineck, de uma família com tradição de mais de 75 anos na fabricação de candies, a Docile possui parques industriais em Lajeado (RS) e Jaboatão dos Guararapes (PE). Certificada pela BSI Brasil com o selo ISO 9001, busca a melhoria contínua de seus processos e produtos. Site www.docile.com.br

 

Sobre o Sweet Brasil

O Projeto Sweet Brasil tem como foco a ampliação das exportações do setor, proporcionar o aumento quantitativo e qualitativo de suas vendas internacionais e incentivar e preparar a indústria instalada no Brasil para a exportação, fortalecendo o processo de internacionalização. Atualmente com mais de 100 empresas congregadas, engloba toda a cadeia produtiva nacional, representando 100% do mercado de cacau, 92% do de chocolates, 80% do de amendoim e 70% do de balas e confeitos. O Brasil é o 4º maior produtor de confectionery do mundo e o 6º maior mercado de consumo. Para participar do projeto acesse: http://www.sweetbrasil.org.br/br/participe.

 

Sobre a ABICAB

A ABICAB – Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados – foi fundada em 1957 com o objetivo de responder pela política do setor junto às esferas públicas e privada, tanto no Brasil quanto no exterior. Suas diretrizes são voltadas para a valorização destas indústrias. Atualmente, a ABICAB engloba a cadeia produtiva brasileira, representando 92% do mercado de chocolates, 70% do mercado de balas e confeitos, 80% do mercado de amendoim e 100% do mercado de cacau. Dentre as principais atividades desenvolvidas em prol do fortalecimento e desenvolvimento do setor, destaca-se o Programa Sweet Brasil, criado em março de 1998, que tem por objetivo promover os produtos brasileiros no mercado externo, por meio de parceria com a Apex-Brasil.

Outras informações:

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