Apex-Brasil abre inscrições para programa de imersão nos EUA



Apex-Brasil abre inscrições para programa de imersão nos EUA

Iniciativa envolve capacitação, acesso a dados de mercado e à lista de compradores, além de reuniões de negócios, tudo customizado para cada participante

A Apex-Brasil abriu inscrições para um programa inovador de imersão no mercado dos Estados Unidos, voltado a empresas brasileiras do setor de alimentos e bebidas que já exportam, mas que ainda não comercializam no mercado norte-americano. Também estão no foco da ação empresas que já operam nos Estados Unidos, mas buscam apoio para fortalecer sua presença no país.

O programa 3Cs Conhecer, Capacitar e Conectar envolve ações para ampliar informações sobre o mercado – como workshop e mentorias individuais, somado a estudos de inteligência customizados – além de ações para conectar o exportador com importadores, incluindo a participação em uma rodada de negócios e a preparação de uma lista de potenciais compradores adequados ao perfil de cada empresa.

“As empresas brasileiras exportadoras, especialmente aquelas pequenas e médias, possuem dificuldades para analisar diretamente os mercados estrangeiros, em razão dos custos de deslocamento, dificuldade de acesso a tomadores de decisão e compradores, entre outros fatores. Pensando em ajudar a solucionar esse problema, a Apex-Brasil, por meio do seu escritório para a América do Norte, elaborou esse programa”, relata Mauro Cid, COO do escritório da Agência em Miami.

Para se ter uma ideia do tamanho do mercado, em 2020 os EUA importaram, do mundo todo, US$ 148,8 bilhões em Alimentos e Bebidas (fonte: Comtrade). E o Brasil, no mesmo ano, exportou US$ 31,7 bilhões deste segmento, sendo US$ 1,7 bilhão para os EUA (fonte: ComexStat/Ministério da Economia).

“Este formato de ação é inovador para a Apex-Brasil e, para esta primeira iniciativa, escolhemos o segmento de alimentos e bebidas. Além do tamanho do mercado norte-americano nesse segmento, uma das suas características é estar sempre buscando por novos produtos das mais diferentes origens. Isso, aliado à grande oferta exportadora do Brasil no segmento, cria uma enorme oportunidade de aumento das exportações, para a qual esperamos contribuir com este programa”, complementa.

Dentre os serviços oferecidos pelo programa estão: análise sobre questões logísticas, regulatórias e de divulgação e comercialização nos Estados Unidos; sessões de mentoria com consultor localizado nos Estados Unidos para diagnóstico e elaboração de plano estratégico para o mercado; lista com compradores relevantes e reuniões virtuais de negócios com parceiros pré-selecionados. Tanto a análise mencionada acima, quanto a lista de importadores, assim como as reuniões, são preparadas por especialistas no mercado norte-americano e levam em conta o perfil de cada empresa e dos produtos que ela oferece para exportação.

O programa 3Cs ocorrerá ao longo de cinco meses, de 7 de maio a 24 de setembro de 2021, e será realizado de forma totalmente online. Os participantes passarão por três fases de seleção, de forma que, ao final, 50 empresas brasileiras serão atendidas. O custo para participação varia de acordo com os valores de exportação da empresa em 2020, sendo que 85% do custo do programa é arcado pela Apex-Brasil e os outros 15% entram como contrapartida da empresa. As inscrições estão abertas até 11 de abril.

Inscreva-se: https://click.apexbrasil.us/mmEP5

Leia o Regulamento de Participação: https://click.apexbrasil.us/9hgwb