Apex-Brasil apresenta PAM AGRO em debate no Canal Agro Mais, da Band
O gerente de Agronegócios, Márcio Rodrigues,foi um dos participantes. Em sua fala, classificou a produção brasileira como dinâmica e ambientalmente responsável
No mesmo dia em que o segundo ciclo do Programa de Imagem e Acesso a Mercados do Agronegócio Brasileiro (PAM AGRO) foi lançado em uma parceria do setor privado com a Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o assunto foi tema central do debate “Desafios de Imagem do Agronegócio Brasileiro”, realizado no estúdio do canal Agro Mais, da Band, em Brasília.
Um dos participantes, o gerente de Agronegócios da Apex-Brasil, Márcio Rodrigues, destacou que o agronegócio brasileiro é um setor dinâmico e preocupado com a preservação do meio ambiente. “Nossos produtores trabalham de forma consciente, sempre atentos à questão ambiental, e precisamos divulgar isso para o mundo”, assinalou.
Com foco em uma comunicação de qualidade, o PAM AGRO prevê a união “na mesma mesa” de 15 das principais entidades do agro brasileiro, o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), além da Apex-Brasil. “São atores que possuem interesses dos mais diversos, mas um mesmo interesse em relação ao PAM AGRO, que é explicar como funciona a produção agropecuária brasileira”, disse Rodrigues.
Além de ressaltar a importância da articulação entre o governo e o setor privado para uma qualificação cada vez maior da imagem do agro brasileiro no exterior, Márcio Rodrigues citou como cruciais as ações das quais a Apex-Brasil participará, nos próximos meses, como a Expo Dubai e a 26ª Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas (Cop 26), além da atuação dentro da Organização Mundial do Comércio (OMC). “Serão fundamentais para posicionarmos o Brasil como a potência agroambiental que efetivamente é”, sublinhou.
Segundo o gerente da Apex-Brasil, o agronegócio é responsável por ¼ do PIB nacional e, por isso, sempre será importante para o Brasil, por gerar renda e emprego no País, e por sua relevância também para o mundo.
Além de Márcio Rodrigues, participaram do programa o diretor do departamento de promoção do Agronegócio do Ministério da Relações Exteriores, Alexandre Ghisleni; a Senior Fellow da European Centre for International Political Economy (Ecipe), Emily Rees; o jornalista, professor e publicitário José Luis Tejon e o coordenador da Comissão de Relações Internacionais do Instituto Pensar Agro, Ibiapaba Netto. O moderador do debate foi Marcello D’Angelo, diretor de Relações Institucionais do Grupo Bandeirantes e diretor executivo canal AgroMais.
O debate “Desafios de Imagem do Agronegócio Brasileiro” será reprisado pelo canal Agro Mais da Band nos dias 15 de setembro, às 20h30, e 16 de setembro, às 9h30.
Desafios de Imagem do Agronegócio Brasileiro